Em tempos onde a economia favoreceu para a compra de automóveis, os investimentos em mobilidade e transporte apresentou se apresentaram-se inertes. Acidentes, prejuízo e transtornos são o reflexo da má gestão do governo ao em relação ao transporte e em suas estradas.
Um transporte público, primeiramente, que não atende o básico para um conforto ao passageiro. Realidade que contribui para o trabalhador buscar alternativas. Adquirir o automóvel, quando possível, foi uma dessas escolhas. Porém uma mudança do público para um transporte pessoal, intensifica mais a quantidade de veículos nas estradas.
A soma de mais motoristas, mais veículos, estradas ineficazes e um aprendizado em relação a segurança insuficiente é a formula certa para o surgimento de acidentes. Ao mês mais de quatro mil pessoas morrem no trânsito, consequência que afeta diretamente no tempo do trajeto, diminuindo a produção, afetando a economia.
Porém, com a gestão adequada teremos modificações explícitas na mobilidade urbana. Com campanhas de segurança, manutenção e construção de estradas adequadas, a taxa de acidentes diminuirá. Com o transporte coletivo adequado, teremos mais indivíduos em ônibus em relação aos carros. Vencer este desafio não é apenas uma obrigação, é um dever com o a população.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar mais dados para ajudar a embasar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |