A cultura brasileira é patriarcal, onde se tem o homem como centro da sociedade, sendo impostos impostas sobre as mulheres uma série de normas a serem seguidas, (.) esse modelo arcaico foi construído ao longo da história e oprime as mulheres(,) agredindo-as que acabam sendo agredidas tanto físicamente quanto psicologicamente, levando o homem a pensar que possuem possui domínio sobre elas, tradando-as tratando-as como objetos. Mas por que a violência contra a mulher persiste? Com o pré-conceito preconceito impregnado no subconsciente das pessoas por conta do ambiente machista (a) que estão expostas na sociedade(,) é comum escutar frases como: “tá pior que uma moça”, “parece uma mulherzinha”, no intuito de inferiorizar alguma ação, muitas vezes sem se dar conta de que ao dizer tamanho absurdo está dizendo que a “moça”, a “mulherzinha” é inferior. Também se torna (comum) como culpabilizar a mulher diante a de atos de violência como o estrupo estupro(,) com afirmações do tipo: “com aquela roupa ela estava pedindo”(,) como se alguém pedisse para ser estuprado. Diante dessa realidade machista, vive se vivencia-se uma cultura do estupro, onde na qual uma a cada cinco mulheres são vítimas de algum tipo de abuso sexual, muitas delas (são) menores de 18 anos. Sendo estimado Estima-se que dos casos de abusos(,) somente cerca de 10% são denunciados, pelo fato (de que na) maioria dos casos o ato é cometido por um conhecido, amigo ou familiar, e por conta (da) ineficiência dos órgãos judiciários diante (de) tal problema, que não dispõem da quantidade de funcionários preparados para lidar com esse problema essa situação, trazendo insegurança e medo (e) impedindo a vítima de procurar por ajuda. Portanto, conclui-se que o machismo é extremamente presente na cultura brasileira, e que a mulher é constantemente oprimida e está sempre sujeita a diversas formas de agressão. Para acabar com esses valores culturais é preciso educar a sociedade(,) fazendo com que reconheça de que a mulher e o homem como iguais.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego devido de conectivos e pronomes relativos, à pontuação, à objetividade, à riqueza de vocabulário (evite repetições de termos na mesma frase, opte por sinônimos) e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais organizado, claro e coeso.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |