Declaração dos Direitos do Homem, a Magna Carta e a participação tardia na política são exemplos históricos da opressão que as mulheres sofrem ao longo da História*. No entanto, no mundo contemporâneo leis como Maria da Penha e Feminicídio estão sendo aplicadas a fim de garantir segurança em diferentes sentidos ao gênero feminino. Porém, é preciso atingir as “raízes” culturais, políticas e psicossocial psicossociais para combater esse problema que persiste entre as civilizações.
Primeiramente, é importante apontar que vivemos num mundo em crise, no qual muitos jovens estão retomando ideias antigas como, por exemplo, a valorização da virgindade feminina e da mulher está estar bem vestida para a sociedade. Além disso, existe uma indulgência cultural, isto é, a mídia garante pouco espaço para debates sobre violência contra a mulher, enquanto globaliza a imagem sexual da mulher. Nesse sentido, é natural que apareça uma ideia psicossocial do sexo feminino apenas como produto de satisfação masculina e, consequentemente, casos de estrupo e espancamento se tornam parte do cotidiano.
A problemática ascende na sociedade de tal forma que o Estado aparentemente fica inerte diante da violência. Porém, os defensores desse pensamento se esquecem de que, hoje, diversos países estão reformando o Código Penal e construindo delegacias da mulher em todo território nacional. Na verdade, os governos não estão investindo no sistema carcerário ou em programas de conscientização e proteção da mulher**. Dessa forma, a violência continua sendo realidade porque os agressores sofrem penalidades brandas e as mulheres têm seus direitos constitucionais resguardados pelo poder Judiciário***.
Portanto, o machismo existe na sociedade contemporânea por falta de políticas públicas que conscientizem os jovens dos direitos humanos, rompendo o paradigma de sociedade patriarcal. Assim, é necessário que haja nas escola de ensino fundamental e médio um programa duradouro em que os estudantes assistam palestras periódicas sobre a condição humano humana e sejam assistidos por psicólogos(,) a fim de identificar indivíduos machistas. Além disso, o Estado deve(,) por meio de acordos (com) a mídia(,) garantir espaços de debate sobre a violência. Resta saber, se os agentes sociais vão romper o pensamento da mulher como o segundo sexo defendido pela filósofa Simone Beauvoir.
Comentários do corretor
* Não ficou claro o raciocínio: por que a Declaração dos Direitos do Homem e a Magna Carta seriam exemplos da repressão histórica sofrida pelas mulheres? E por que estão colocados ao lado da participação tardia na política? Desenvolva melhor.
** Foi dado um exemplo de ação dos países (construção de delegacias da mulher) e em seguida afirma-se que não há investimento. Argumentação contraditória.
*** A guarda dos direitos constitucionais da mulher via judiciário foi colocada como explicação para a continuidade da violência contra a mulher, o que é incoerente.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém alguns trechos da argumentação estão confusos e incoerentes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |