Embora muitos direitos já foram tenham sido conquistados pelas mulheres, ainda persiste uma dura realidade: a violência contra a mulher. Segundo dados do governo federal (divulgados) em 2012, a cada 5 minutos uma mulher é agredida e em 80% dos casos, a violência começa em casa. Em outros termos, isso revela que a sociedade ainda é muito machista, a ponto de impor a à mulher os seus direitos* e permitir que ela seja escrava do seu próprio lar.
Este fato evidencia que a sociedade brasileira tem ainda um grande preconceito contra a mulher. Não foi da noite para o dia que ela conseguiu alcançar o seu espaço(,) e sim, através de muita luta e força de vontade. Mas, para haver uma igualdade de gêneros de verdade, esse modelo machista atual da sociedade deve ser reformulado.
Além disso, o problema está (em) como as pessoas encaram a situação, (.) se, por exemplo, uma mulher usa uma roupa um pouco mais justa ou um pouco mais curta, ela não está dando direito a ninguém de vim estupra-la ou querer cometer qualquer outro tipo de crime, ao contrário, a moça gosta do corpo que tem e quer apenas valorizá-lo. Por esse motivo, muitos crimes são cometidos contra a mulher e, na maioria deles(,) é um esposo, irmão, namorado ou uma pessoa muito próxima da vítima.
Para que essa situação possa ser revertida, a vítima deve, portanto, encarar os fatos, pois muitas vezes, ela sente medo do que o agressor possa fazer contra ela. Existem vários serviços e leis que dão apoio a à mulher, como é o caso da lei Maria da Penha, que foi instituída em 2006. O que não deve acontecer é o machismo alimentar aumentar o seu número de vítimas.
Comentários do corretor
* Impor direitos é incoerente.
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à pontuação, à concordância verbal e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, no entanto é possível desenvolver o raciocínio de forma mais clara e coesa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |