Whatsapp

O Medo De Revelar o próprio sofrimento

Banco de Redações

Tema: Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?

Redação enviada em 17/07/2015

PUBLICIDADE

  Inicialmente os casos de violência contra a mulher vêm crescendo a cada dia mais. Mortes, agressões, casos de estupros vêm ocorrendo de forma bruta(;) na maioria dos casos o agressor conhecer bem a vítima que a violentou.

  Observa-se que, existe uma lei específica, que “protege a mulher”, a Lei Maria da Penha, na qual essa lei (as mulheres) deveriam usufruir do direito da mulher, e enquadrar com mais rigidez o suspeito de ter praticado algum ato brutal contra a mulher elas.

  No Brasil essa lei realmente não funciona, ela deveria ser mais eficaz no amparo a à mulher que tivesse sofrido alguma agressão, (.) essa lei não é eficaz* e na maioria das vezes o acusado passa impune de qualquer acusação, (.) falta por parte de políticos melhorarem e averiguarem essa lei, pois os casos de violência contra a mulher persistem devido ao agressor saber que nada irá acontecer a ele, porque essa lei não tem vigor é suficiente que manterá ele para mantê-lo atrás das grades.

  Nota-se que, em alguns dos casos de violência a mulher é culpada**. Vestem roupas vulgares e extravagantes para sensualizar e mostrar aquela marquinha feita por um bronzeamento artificial(,) por exemplo, isso irá despertar olhares para todos os tipos de homens(,) inclusive aqueles mal-intencionados que praticaram praticarão algum tipo de maldade(,) como por exemplo o abuso. Existem casos também que a mulher sofre agressão doméstica, e não faz absolutamente nada para impedir, o homem a ver como uma empregada, não como uma mulher e a ameaça frequentemente de morte, caso ela não satisfaça todos os seus desejos, e ela por medo não denúncia denuncia ou tenta fugir dessa situação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Enfim, o caso de violência a contra a mulher devido ao machismo irá persistir até quando o Brasil “acordar” e os políticos começarem a agir(,) criando recursos que abrigam e protegem a mulher, e as mulheres tomarem alguma iniciativa de saírem dessa situação, e darem um basta contra qualquer tipo de violência, somente assim os casos de violência a mulher irá irão reduzir. 

Comentários do corretor


* Não ser eficaz é o mesmo que não funcionar. Evite a repetição de ideias.

** A vítima de uma violência nunca é culpada. Esse argumento revela o machismo impregnado na sociedade. A mulher pode usar a roupa que quiser, pode até estar nua, mas nem isso nem nenhum tipo de comportamento dá o direito a alguém de tocá-la sem sua permissão.


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.

Observe que, de acordo com seu raciocínio, políticos e mulheres são culpados, mas os agressores em si, não. Esse ponto de vista apenas reproduz o discurso machista passado de geração à geração. Reflita sobre o assunto e desenvolva melhor seu senso crítico.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente


  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES