O homem e sua mania de superioridade - Banco de redações


Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?

Enviada em: 17/07/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A sociedade atual mudou em diversos aspectos em relação ao passado. Um deles com a figura feminina, que ganhou destaque com o passar dos anos, embora essa evolucão não tenha sido tão fácil nem aceita por uma parcela da sociedade.

Antigamente, apenas as pessoas maiores de idade e do sexo masculino tinham o direto de votar e exercerem atividades remuneradas, porém as mulheres(,) com muita força e coragem(,) adquiriram seu lugar na sociedade, passaram a ter direitos, como todo cidadão, direito de votar e de trabalhar. Porém, essas mulheres, ainda são alvos frequentes da discriminação.

Será que as conquistas femininas são a explicação para tanta violência? Embora não sejam apenas as conquistas, mais mas esse (pode) sim, pode ser um dos motivos para tanta violência(,) devido a uma parcela dos homens, ter um senso de superioridade sobre as mulheres e não admitem admitir igualdade entre os sexos. Porém(,) todo cidadão tem direito de estudar e crescer profissionalmente, (;) as mulheres(,) devido ao seu foco, atingem um patamar superior aos dos homens, não sendo isto uma regra, é aí que entra o machismo com seu grau de superioridade.

A discriminação, as agressões verbais e físicas, os assédios, os estrupos estupros e a desvalorização são tipos de violência contra a mulher, algo cada vez mais frequente em notíciários, (.) ocorrências essas sem nenhum motivo, porém os agressores constumam jogar a culpa para as agredidas, afirmando ter realizado atos violentos devido a à forma que a mulher veste-se se veste, mas na realidade ninguém pede para ser espancada ou estrupada estuprada, por usar uma roupa curta, (.) isso é uma questão de valores, cada um possue possui os seus.

A desvalorização da mulher ainda é notória, (.) democracia significa igualdade para todos, mas as mulheres(,) em alguns setores(,) possuem salários inferiores aos da classe masculina, essa também é uma forma de discriminação contra a mulher, que deveria ser mudado mudada exigido pelo governo, pois não é o sexo que define a capacidade de um ser humano, de execer cargos importantes.

Portanto, a forma mais eficaz para solucionar a violência contra mulher, deve partir do governo e da justiça, investindo na segurança e mostrando que o Brasil de fato é uma democracia, para que desta forma o machismo não fique em puni impune.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, às concordâncias verbal, de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o ponto de vista defendido e crítica. No entanto, é possível explorar melhor informações e dados sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente