Dentre os problemas sociais, nenhum outro, demonstra tanta contradição quanto o machismo. Como podemos , em meio a tamanho desenvolvimento tecnológico e cultural, cultivar modelos sociais tão arcaicos? O machismo persiste em razão dos papéis sociais, nos quais, o homem é figura dominante, e a mulher é tida como coadjuvante, submissa e dependente.
A manutenção do machismo é fruto da expectativa existente sobre homens e mulheres. Qualquer um que fuja dos papéis sofre discriminação, preconceito e até violência física. Das mulheres é esperado recato, submissão e obediência, e qualquer atitude contrária é mal vista. Isso explica porquê em alguns casos de estupro, vítimas são tratadas como culpadas.
A culpa nunca é da vítima. A culpa é do Estado que falha em protegê-la, da família que faz vista grossa com medo da opinião de uma sociedade cujos valores estão invertidos. A culpabilização da vítima acarreta em descaso por parte das autoridades. Como disse o psicólogo William Ryan(,) culpar a vítima é "justificar a desigualdade encontrando defeitos nas vítimas da desigualdade".
Como sociedade, devemos lutar contra todo tipo de discriminação, opressão e descaso inflingido aos nossos pares, (.) isso pode ser feito no dia-a-dia, com mudanças de comportamento, com políticas públicas e com campanhas de conscientização. Assim(,) tornando o mundo torna-se mais justo, igualitário e seguro, não apenas para nossas mães, irmãs e filhas, mas para todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o ponto de vista defendido e crítica. No entanto, é possível explorar melhor informações e dados sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |