Na Grécia antiga a vida da mulher era resumida em cuidar do lar e dos filhos, sendo proibida de aparecer sozinha em público, (;) já em Roma a mulher não era considerada cidadã e(,) desse modo(,) não podia participar da esfera política. Nesse sentido, vemos que desde os primórdios a mulher sempre foi subordinada e estigmatizada pela sociedade, e isso ainda se reflete nos dias atuais.
A situação da mulher melhorou muito nas últimas décadas, porém ainda vivemos em uma cultura sexista que vê a mulher como um ser inferior. Essa falsa ideia de inferioridade, faz muitos homens acreditarem que têm o direito de submeterem as mulheres a atos de violência. Violência esta que(,) segundo eles, a própria mulher pediu para receber, seja por ela usar roupas curtas e apertadas ,seja por seu comportamento.
A violência contra a mulher é entendida como qualquer ato que cause dano físico, psicológico, sexual ou algum sofrimento a à vítima. É um problema de saúde pública, pois esses atos de violência deixam lesões tanto físicas quanto psicológicas.
A Lei nº 11340/2006(,) mais conhecida como Lei Maria da Penha, foi de grande pertinência para coibir a violência contra as mulheres em âmbito doméstico(.) porém(,) depois da sua implantação(,) o número de mulheres assassinadas por seus companheiros não diminuiu(,) denotando-se que existe ainda uma certa ineficácia na aplicabilidade dessa lei. Esta falha está associada ao fato de que a maioria das mulheres não denunciam, por terem vergonha, medo de represálias ou mesmo por dependerem financeiramente do parceiro.
É preciso urgentemente que o Estado faça promova políticas públicas para combater a violência contra a mulher, incentivando as mulheres a denunciarem os agressores .É necessário existir também a participação de ONGS e Universidades na criação de projetos que auxiliem a coibir o machismo na sociedade, pois é notório que existe uma correlação entre machismo e violência.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e verbal, e à objetividade na construção frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o ponto de vista defendido e crítica, além de explorar elementos pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |