Muito se tem discutido sobre o machismo no Brasil. Para compreender, basta olhar para o nosso cotidiano e podemos perceber o quanto a mulher é idealizada como inferior.
Desde sempre o sexo “frágil” vem lutando por igualdade social. No entanto, o que vemos são as próprias mulheres com ideais machistas, ou seja, sem perceber acabam utilizando da mesma reflexão de que muitos homens.
O que é de se esperar, já que as mídias utilizam as suas imagens como mercadoria apelativa para atrair o publico masculino. Consequentemente, denigre a figura feminina como apenas um objeto e parte para um retrocesso em nossa civilização.
As damas têm ganhado seu lugar desde a era Vargas, onde quando finalmente conseguiu conseguiram ter seu poder de voto. Contudo, não foi o suficiente, mais mas uma luta foi ganha ao ter seu direito de trabalhar, (.) porém(,) nesse setor a há uma diferença grande de salários, (elas) ganham apenas 79,5% dos salários deles e são vítimas de preconceitos nos seus trabalhos. És Eis a pergunta: até quando isso vai durar?
É imprescindível, portanto, afirmar que por mais que vivemos vivamos em um país democrático, é necessária uma reconstrução no ponto de vista da nossa população, pois cada vez (mais) estamos retrocedendo em nossa civilização. Para isso criaram as marchas feministas, porém ainda enfrentam um longo caminho em busca da liberdade. “Se tenho que ser um objeto, que seja um objeto que grita” - Clarice Lispector.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, às concordâncias verbal e de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego de advérbios e pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o ponto de vista defendido e crítica, além de explorar dados atuais e relevantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |