A violência contra a mulher é um assunto que infelizmente não é algo novo e que tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com o Mapa Da Violência (2012)(,) 68,8% dos casos de feminicídio ocorrem dentro de casa. Isso revela uma triste realidade(:) tal que em pleno século XXI - época de avanços, - barbáries como estas ainda continuem continuam ocorrendo.
Tais dados refletem a sociedade patriarcal em que vivemos(,) onde as mulheres não têm vez nem voz. Esse pensamento ainda está presente no subconsciente das pessoas. Prova disso é uma pesquisa realizada pelo IPEA em 2013 que revela que cerca de 50% da população concorda total ou em parte que existe mulher ‘pra casar’ e mulher ‘pra pegar’, incentivando, portanto, a cultura do estupro.
Sabe-se que um dos objetivos das leis é beneficiar as pessoas de maneira uniforme e impor limites a à sociedade. (,) Sendo elas o meio de permitir a igualdade de gênero. Contudo(,) as leis sozinhas, não revertem à a situação de vulnerabilidade que mulheres jovens, negras e da periferia se encontram.
A lei Maria da Penha(,) promulgada em 2006(,) foi o início de uma vitória para as mulheres, trazendo a definição de violência doméstica familiar(,) além de prever penas para os agressores. Contudo(,) nota-se pouca preparação do poder judiciário ao lidar com casos desse tipo(;) falta um atendimento especializado e humanizado para essas mulheres.
Isso revela uma necessidade alarmante: não basta apenas que o Estado promulgue leis de proteção à mulher e de punição a seus agressores, faz-se necessário são necessárias medidas preventivas para que se implante na sociedade uma educação não sexista de médio e longo prazo (,) e alternativas que visem manter a unidade básica da sociedade: (,) a família.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, às concordâncias verbal, de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego devido de conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o ponto de vista defendido e crítica, além de explorar informações e dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |