A história da humanidade sempre foi marcada por uma forte desigualdade entre os gêneros. Contudo, a ampliação dos direitos das mulheres contribuiu para que existam ,na atualidade, traços da ascensão social da mulher. No entanto, a permanência de crimes cometidos contra a figura feminina, desmontam esse cenário e sugerem a criação de métodos que excluam o pensamento machista ,tão presente na sociedade brasileira.
Influências culturais são determinantes para a grande recorrência de crimes como o estupro e a violência doméstica. É evidente que essas influências são transmitidas de geração para geração de maneira espontânea, porém a falta de discussão e debate sobre o machismo em instituições de ensino ,por exemplo, dificulta a superação de costumes considerados causa de um problema que precisa ser combatido, a fim de proporcionar evolução nas relações humanas. Por se tratar, muitas vezes, de crimes de ordem sexual, ainda considerados tabus, como o estupro, grande parte das escolas não abordam estatísticas, forma de prevenção e penalidades, o que corrobora o aumento desse crime entre crianças e adolescentes(,) que ora são vítimas(,) ora agressores.
Nesse sentido, é importante destacar também o papel da legislação específica para crimes contra a integridade feminina. Ela tem como objetivo contribuir para a reeducação da sociedade machista que comete crimes em favor dessa ideologia .Entretanto, a má aplicabilidade dessas leis, que favorecem o aumento desses crimes, está ligada ao precário número de denúncias, o que demonstra a fragilidade vivenciada por numerosas vítimas. As falhas administrativas no que diz respeito a à demora no julgamento e nas investigações ilustram esse cenário de medo que proporcionam o aumento da impunidade e a efetividade da violência contra a mulher.
Pode-se dizer, portanto, que a diminuição de crimes cometidos contra mulheres depende de um conjunto de medidas que tem por objetivo a reformulação de ideologias sociais. Assim, torna-se necessário o incentivo do poder público para implantação de políticas públicas que envolvem a divulgação e discussão desse impasse em escolas e universidades. Ademais(,) é preciso investimentos na aplicabilidade de leis que punem e educam pacificamente aqueles que já cometeram ou pretendem cometer algum tipo de agressão contra uma mulher.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando informações e dados pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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