Em todo mundo mulheres são vítimas de diversos tipos de violência, desde o assédio verbal até a morte. Décadas de mobilização da sociedade civil e dos movimentos do sexo feminino têm evidenciado o quanto a violência é desmedida e revela dados assustadores: a cada cinco minutos uma brasileira sofre algum tipo de agressão e a cada duas horas uma terá sua vida ceifada.
A relação de desigualdade entre homens e mulheres e a construção social do gênero feminino como inferior ao masculino é sustentado sustentada pela reprodução da cultura machista que está enraizada na história social, econômica e religiosa do Brasil.
Um caso de intolerância de gênero que chocou o país foi o da modelo Aline, de 16 anos, mutilada e quase morta com quatro tiros na cabeça. Violência causada por seu ex-namorado(,) que não aceitava a independência financeira da jovem e o término da relação.
A Lei Maria da Penha(,) juntamente com a ONU Mulheres(,) asseguram a não-violação dos direitos humanos das mulheres. Mas, o silêncio e a falta de acesso ao conhecimento, agregadas agregados às penas brandas aos culpados, enfraquecem a corrente de prevenção à violência.
O Estado deve sair da inércia, rastrear e identificar os agressores com leis mais severas. Se o motivo de tanta hostilidade encontra-se, na maioria das vezes, na formação cultural, é preciso que no seio familiar, nas escolas e na mídia sejam implantadas e debatidas questões de gêneros e de direitos das mulheres e minorias.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, além de explorar bem dados atuais relevantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |