Vestibular Indígena 2015/2 e 2016/1 da UFRR inscreve a partir de hoje

Inscrições podem ser feitas pela internet ou presencialmente, até 17 de abril. Taxa é de R$ 50.

Em 23/03/2015 13h13
Por Wanja Borges

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) inicia nesta segunda-feira, 23 de março, as inscrições para o Processo Seletivo 2015/2 e 2016/1 para o ingresso de indígenas. O prazo segue até as 18h do dia 17 de abril, pela internet ou presencialmente na CPV, situada na Avenida Enê Garcez, nº 2.413, Bloco IV, Bairro Aeroporto. A taxa é de R$ 50.

Inscreva-se

Além de preencher a Ficha de Inscrição e o Questionário Socioeconômico e Cultural, os vestibulandos deverão optar pelo idioma (inglês ou espanhol) de sua preferência. Inscritos no Curso de Licenciatura Intercultural deverão optar, ainda, por realizar a prova de redação em um das línguas: Português, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ye´kuana, Ingaricó, Wai-wai e Yanomami. 

Os inscritos também deverão entregar seus currículos, pessoalmente, em um envelope lacrado contendo nome completo e curso pretendido, dentro do prazo de inscrições. A pontuação máxima permitida para a análise do currículo será de 50 pontos. Os critérios e pontuações podem ser conferidos no Item 6.5 do Edital. 

Isenção
Pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos até 27 de março, mediante preenchimento, impressão e assinatura do requerimento específico e apresentação dos documentos comprobatórios na CPV. O resultado preliminar será liberado em 06 de abril com prazo de dois dias para recursos. Já a lista de isentos será conhecida no dia 10 seguinte.

A gratuidade será concedida para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Professores voluntários também serão contemplados.

Processo Seletivo
As provas serão aplicadas no dia 24 de maio, das 8h às 12h, na cidade de Boa Vista. Na ocasião, os vestibulandos responderão 24 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, 8 de disciplinas específicas, conforme o curso escolhido, e 5 de conhecimentos específicos indígenas. Também será aplicado um teste de redação. O ensalamento será divulgado no dia 14 de maio. 

O gabarito preliminar será liberado logo após o término da seleção com prazo de dois dias para contestações, enquanto a versão oficial poderá ser acessada em 03 de junho. Já as classificações preliminar e oficial estarão disponíveis nos dias 14 e 22 de julho, respectivamente. Os aprovados deverão se matricular de 28 a 30. 

A oferta é de 54 vagas em 15 cursos de graduação, sendo 06 para pessoas com deficiência. Também estão sendo oferecidas 140 oportunidades para os cursos de Gestão em Saúde Coletiva Indígena, Gestão Territorial Indígena e Licenciatura Intercultural, sendo apenas 36 para indígenas. Mais informações podem ser conferidas no Edital ou Manual do Candidato.

Por Wanja Borges