UPE abre inscrição para SSA 2025
SSA é o vestibular seriado da UPE. Inscritos no SSA 3 concorrem a mais de 1,8 mil vagas.
A UPE abriu hoje, 17 de junho, o período de inscrição para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2025. O prazo segue até 17 de julho. A taxa custa R$ 122.
Estudantes com Número de Inscrição Social (NIS) podem solicitar a isenção até a próxima sexta-feira (21). O pedido deve ser feito no site do processo seletivo. O resultado será informado aos estudantes no dia 28 de junho.
O SSA é o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE). Conforme a instituição, metade de vagas para ingresso em 2025 são pelo SSA e o restante pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Enem.
Provas do SSA 2025 da UPE
As provas do SSA 2025 da UPE serão aplicadas em dezembro, de manhã ou à tarde, em Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro.
Veja abaixo as datas das provas:
=>SSA 1: 08 e 15 de dezembro (manhã)
=>SSA 2: 08 e 15 de dezembro (tarde)
=>SSA 3: 17 e 24 de novembro (manhã)
Os estudantes devem responder cem questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio. Também será necessário elaborar uma produção textual.
O tema da redação do SSA 2024 da UPE foi: "Se o mundo superou vários desafios, por que o sexismo continua dominante?".
Estude as provas anteriores do SSA da UPE
Vagas do SSA 2025 da UPE
O SSA 2025 da UPE oferece 1.810 vagas em 58 cursos de graduação ministrados em 12 campi. Há carreiras de todas as áreas de atuação.
A novidade é que o SSA 2025 da UPE aumentou o número de vagas para a carreira de Medicina. Agora, são dez oportunidades a mais no curso de Medicina – Campus Serra Talhada.
Cotas do SSA 2025 da UPE
Segundo a UPE, o SSA 2025 destinará 40% das 1.810 vagas para candidatos que estudaram, de forma integral, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio em escolas públicas estaduais, municipais ou federais.
Dentro dessas cotas da universidade, há ainda o Sistema de Ações Afirmativas, que é dividido da seguinte forma:
-
10% das vagas: estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
-
10% das vagas: estudantes com qualquer renda per capita;
-
10% das vagas: estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo, devendo essa condição ser analisada e aprovada por Comissão de Heteroidentificação;
-
10% das vagas: estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com qualquer renda per capita, devendo essa condição ser analisada e aprovada por Comissão de Heteroidentificação.
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato do SSA 1, Manual do SSA 2 e Manual do SSA 3.
Crédito da imagem:
[1] Divulgação