“Unicamp de Portas Abertas” termina hoje; Evento é oportunidade de tirar dúvidas sobre a profissão

Em 13/09/2008 08h46
Por Camila Mitye

Hoje é o último dia de UPA (Unicamp de Portas Abertas) na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento, que começou ontem, recebe anualmente estudantes de ensino médio e fundamental de todo o Brasil e procura atender aqueles que desejam conhecer a universidade.

Veja a programação no site da UPA

Ontem (12), no primeiro dia, os organizadores do evento receberam cerca de 30 mil estudantes. Todas as 20 unidades de ensino e pesquisa da universidade realizaram diversas atividades em uma programação extensa (incluindo exposições, passeios, testes e palestras), durante todo o dia de ontem, continuando neste sábado.
As escolas puderam se inscrever, pela internet, mas, as visitas particulares são livres, dispensando inscrição. Para isso basta ir ao Ginásio durante a UPA.

Saiba como chegar à Unicamp

Primeiro dia

No primeiro dia de UPA, os institutos da Unicamp ficaram movimentados. Estudantes de várias cidades do estado de São Paulo e de outros estados lotaram ônibus que chegavam a todo tempo no evento.

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, um dos locais mais concorrios, montou estandes para apresentar as atividades da Medicina para os candidatos do Vestibular. Uma tenda de 400 metros quadrados foi montada no estacionamento externo da FCM, onde os estudantes puderam assistir à demonstrações sobre primeiros-socorros da Liga do Trauma.

Foto: Divulgação Unicamp

Estudantes no estande de informações da FCM

Na tenda, várias Ligas compartilham o espaço comum: Liga de Cardiologia, Liga de Neurologia, Liga do Fígado, Liga de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Gastrocentro, Enfermagem e Fonoaudiologia (onde aconteciam estes auditivos).

Já a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp levou para o GMU um aparelho chamado halímetro, equipamento que mede os compostos voláteis em sua totalidade, fornecendo valores em parte por bilhão (ppb), popularmente conhecido com mau hálito. Apesar de vários grupos se formam em volta da mesa, poucos realizaram o teste, com medo de expor um possível mau hálito.

Além destas atividades, os estudantes podem conhecer, ainda hoje, na UPA, laboratórios e curiosidades dos outros institutos da Unicamp. Ao final do dia, veteranos, calouros, professores, voluntários e futuros universitários reúnem-se para apresentações artísticas ecléticas em vários pontos do evento.

Vestibular

Vários estudantes aproveitaram o estande da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) para se inscrever no Vestibular Unicamp 2009. A UPA foi a oportunidade que muitos precisavam para se decidir e escolher a carreira a seguir.

A extinção da prova de habilidades específicas para os candidatos ao curso de Odontologia da Unicamp foi tema de discussão no estande da FOP. “Era um diferencial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp. No entanto, o exame não tem muito a acrescentar, uma vez que a habilidade é adquirida com o tempo”, disse Francesco Mannarino, aluno do 4º ano do curso de Odontologia.

Ainda hoje, a Unicamp deve receber cerca de 20 mil pessoas na UPA. Segundo a coordenadora-executiva do evento, Vera Madruga, a universidade se preparou para receber até 60 mil pessoas. Vera disse também que a UPA “é uma boa oportunidade para decisões, inclusive com a possibilidade de inscrições para o Vestibular no estande da Comvest”. As inscrições para o Vestibular da Unicamp continuam abertas até 07 de outubro.

2007

A UPA 2007 recebeu a visita de 50 mil alunos e 950 escolas. Neste ano, os visitantes serão recebidos por alunos, professores e funcionários. Os estudantes poderão conhecer as 20 unidades de ensino e pesquisa da Unicamp. Esta é uma chance de trocar conhecimento e esclarecer curiosidades sobre a vida acadêmica.

A Unicamp conta com 58 cursos de graduação e 127 de pós-graduação, além de ser referência em estudos científicos e tecnológicos.

Por Camila Mitye