Unicamp: inscrição do Vestibular 2024 já pode ser feita
Interessados em concorrer às mais de 2,5 mil vagas podem se inscrever até 31 de agosto
A Unicamp abriu hoje, 31 de julho, inscrições para o Vestibular 2024. Os candidatos podem fazer o cadastro até o dia 31 de agosto. A taxa custa R$ 192.
Inscreva-se Vestibular 2024 Unicamp
Puderam solicitar isenção de taxa estudantes da rede pública de baixa renda, alunos bolsistas de escolas particulares, interessados em cursos de licenciatura e funcionários da instituição.
No total, 9.888 candidatos ganharam isenção do pamento da taxa do processo seletivo.
O manual do candidato já foi liberado pela Unicamp.
Provas do Vestibular 2024 da Unicamp
O Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) contará com duas fases, sendo a primeira em outubro e a segunda, em dezembro. Veja abaixo as datas e os detalhes sobre as provas:
1ª fase Unicamp 2024
-
Local de prova: 17 de outubro
-
Provas: 29 de outubro
-
Resultado: 23 de novembro
=> 72 questões de disciplinas do ensino médio
2ª fase Unicamp 2024
-
Local de prova: 23 de novembro
-
Provas: 3 e 4 de dezembro
-
Resultado: 29 de janeiro de 2024
=> Redação e questões discursivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos conforme o curso de escolha do candidato.
Estude as provas dos vestibulares anteriores da Unicamp
Mudanças no Vestibular da Unicamp
No final de março, a Unicamp anunciou algumas mudanças para o vestibular 2024. Confira abaixo:
1ª fase
-Inclusão de três questões específicas de filosofia e três de sociologia.
-Redução do número de questões das demais disciplinas de oito para sete questões.
2ª fase
Área de humanidades
-Redução das questões de matemática de seis para quatro.
-Questões abertas nas áreas de Sociologia e Filosofia.
Área de biológicas
-Número de questões de biologia sobe de seis para oito
-Aprofundamento dos conhecimentos em Ciências Biológicas
-Número de questões de matemática também diminui de seis para quatro.
Habilidades
Estudantes que se inscreverem em cursos que exigem aptidão, como, por exemplo, Arquitetura e Urbanismo, deverão passar pelos Testes de Habilidades Específicas (THE) nos dias 7 a 9 de dezembro.
Os interessados no curso de Música também deverão fazer o THE, mas, nesse caso, o teste será o envio de um vídeo entre os dias 18 e 29 de setembro.
Bônus - PAAIS
Segundo a Unicamp, os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota.
Veja como é o bônus do PAAIS da Unicamp:
I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).
Resultado e vagas Unicamp 2024
A previsão é que a lista de aprovados seja liberada no dia 6 de fevereiro. Os convocados deverão se matricular nos três dias seguintes.
O Vestibular 2024 da Unicamp oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba.
A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declaram pretos e pardos. Conforme o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular ou a página da Comvest, organizadora da seleção.