Unicamp 2025: confira análise da 1ª fase do vestibular que contou com questão sobre hit do carnaval de Ivete e Ludmilla
Mudanças climáticas e conflitos globais contemporâneos foram alguns dos temas que caíram na primeira fase do Vestibular 2025 da Unicamp
As provas da 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp foram aplicadas ontem, 20 de outubro. Ao todo, 58.489 candidatos fizeram o exame, conforme a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Abstenção ficou em 7,2%, segunda menor taxa dos últimos 10 anos do processo seletivo.
Neste ano, o vestibular da Unicamp seguiu com a estrutura e modelo das edições anteriores, reforçando a leitura como componente essencial, afirma Sandro Vimer Valentini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso. Mudanças climáticas, democracia e conflitos globais contemporâneos foram temas presentes no exame.
Um dos destaques da prova foi a questão que cobrou interpretação de texto a respeito da música de Ivete Sangalo e Ludmilla, "Macetando", hit do carnaval de 2024.
Os participantes fizeram as provas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 31 cidades do estado de São Paulo e em capitais como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
O gabarito das provas deve ser divulgado pela Comvest nesta quarta-feira, 23 de outubro. Os classificados para a segunda fase do vestibular serão informados no dia 22 de novembro juntamente com a relação das notas de corte e locais de prova da próxima fase.
Exame da segunda fase será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro. Estudantes que concorrem a vagas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, farão a Prova de Habilidades Específicas entre 11 e 13 de dezembro.
O Brasil Escola conversou com professores que comentam e analisam como foi a 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp.
Veja também: Datas dos principais vestibulares de São Paulo
Música de Ivete Sangalo e Ludmilla, hit do carnaval, aparece no Vestibular 2025 da Unicamp
A música "Macetando", interpretada por Ivete Sangalo e Ludmila, caiu na 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp. Veja a questão que exigiu interpretação textual dos estudantes:
Análise, comentários e o que caiu na 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp
Confira análise e comentários de professores sobre como foi a 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp:
Literatura
A prova de Literatura da Unicamp foi considerada com dificuldade média, apresentando questões mais fáceis e outras mais difíceis, segundo Marcelo Maluf, professor do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante. Todos os itens exigiram dos candidatos reflexões sobre as obras literárias indicadas para a avaliação.
Uma novidade do exame foi solicitar uma comparação entre duas das obras literárias, o que não é comum para este exame, segundo Maluf. Nas questões com nível de dificuldade maior, havia a cobrança de vocabulário, o que, na perspectiva de Marcelo, favoreceu os participantes com o domínio maior de leitura.
Geografia
Em Geografia, o diretor do Oficina do Estudante Wander Azanha considerou as questões mais fáceis do que o normal. Entre os temas presentes estiveram: Amazônia Azul, conflitos internacionais (Israel e Palestina, Venezuela, Rússia e Ucrânia).
Eventos climáticos extremos como o que ocorreu neste ano no Rio Grande do Sul também foi tema de questão.
História
A prova de História continuou com o padrão de dividir de forma equilibrada questões de História Geral, História do Brasil e História da América, pontua Rodrigo Miranda, professor do Oficina do Estudante.
Uma característica marcante da disciplina é o fato dos textos das questões serem longos e complexos, o que exige do candidato um tempo maior para leitura. A questão considerada pelos professores como a mais difícil foi a que abordou a descolonização africana, uma vez que havia alternativas com o sentido muito próximo e com uma diferença pequena entre a correta e a incorreta.
Matemática
Em Matemática, o foco das questões foram em conteúdos como funções além dos conceitos básicos da disciplina.
Questão de Matemática anulada
A questão sobre as arruelas (discos perfurados) será anulada, segundo consta no site da Comvest. A anulação do item se dá por um equívoco no enunciado, conforme a banca do vestibular. Nos cadernos R e W, a questão é de número 32. Nas provas Q e Z (número 53), S e X (número 19) e T e Y (número 33).
Física
Na prova de Física, manteve-se o padrão tradicional do vestibular com questões de cinemática, ondulatória e de eletricidade. Uma particularidade, conforme professores do Poliedro, foi a presença de dilatação térmica que não costuma ser cobrada na primeira fase do vestibular.
Química
Uma característica da prova de Química foi a presença da temática sobre meio ambiente com questões contextualizadas ao cotidiano. Entre os itens mais comuns na matéria foram química ambiental e química relacionado à saúde.
Os candidatos lidaram com questões que exigiram interpretação textual, além da análise de gráficos, figuras e até charges, segundo educadores do Poliedro.
FIlosofia e Sociologia
Leitura refinada e atenta foi uma habilidade exigida dos participantes nas questões sobre humanidades, salienta Carlos Morele, professor do Oficina do Estudante. O educador afirma que as provas de Sociologia e Filosofia foram mais exigentes do que em anos anteriores, apesar de não trazerem novidades.
Quando sai o gabarito da 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp?
O gabarito das provas da 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp deve sair na quarta-feira, 23 de outubro.
A lista de classificados para a 2ª fase da seletiva será liberada no dia 22 de novembro. Neste mesmo dia serão informadas as notas de corte e os locais de prova da próxima fase do exame que acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro.
Confira aqui as provas anteriores da Unicamp.
Como são as provas do Vestibular 2025 da Unicamp?
Os candidatos fizeram a primeira fase das provas do Vestibular 2025 da Unicamp no dia 20 de outubro. Enquanto a segunda fase da seletiva acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro.
Uma das novidades deste ano é o horário de aplicação das provas. Agora, os participantes farão o exame pela manhã, a partir das 9h. A universidade recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova às 8h.
Na primeira fase, os participantes responderam a 72 questões objetivas de uma Prova de Conhecimentos Gerais. Veja a distribuição dos itens:
-
12 questões de Matemática;
-
12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
7 questões de cada uma das seguintes disciplinas de Inglês, Biologia, Química, Física, História e Geografia;
-
3 questões de Filosofia e 3 questões de Sociologia.
Na segunda fase, o exame será composto por questões discursivas de disciplinas do ensino médio, bem como a produção de uma redação. Confira a composição:
1º dia de aplicação
-
Prova de redação;
-
6 questões de Língua Portuguesa;
-
2 questões de Língua Inglesa;
-
2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.
2º dia de aplicação
-
Prova de Matemática - de 4 a 6 questões (a depender da área do curso);
-
2 questões de Ciências Humanas;
-
Prova de conhecimentos específicos (questões de disciplinas conforme o curso de escolha).
Calendário do Vestibular 2025 da Unicamp
Veja, abaixo, as datas do Vestibular 2025 da Unicamp:
-
Inscrições: 01 a 30/08
-
Provas da 1ª fase: 20/10
-
Provas da 2ª fase: 01 e 02/12
-
Provas de Habilidades Específicas (demais cursos): 24 de janeiro de 2025
Veja também: Obras literárias dos Vestibulares 2024 e 2025
Enem-Unicamp 2025
O Enem-Unicamp 2025 é um processo seletivo destinado a estudantes que se formaram pela rede pública. A seleção dos candidatos será feita por meio dos desempenhos obtidos nas provas do Enem 2024.
Candidatos que se inscreverem no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) do Vestibular 2025, poderão indicar a inscrição automática para o Enem-Unicamp deste ano. Medida foi implementada na edição anterior.
São disponibilizadas 314 vagas, sendo 50% para quem cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas, já as outras 50%, para quem é egresso da rede pública e que seja autodeclarado pretos, pardos ou indígenas.
Candidatos que concluíram alguma graduação ou pós-graduação em instituição pública não poderão participar do Enem-Unicamp 2025.
Saiba mais informações no Manual do Candidato do Vestibular 2025.