Unesp finaliza hoje prazo de isenção no Vestibular Meio de Ano 2014

Documentos comprobatórios poderão ser enviados até amanhã. Benefício pode ser total ou parcial.

Em 16/04/2014 07h00
Por Jessica Gonçalves Pereira

Estudantes de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibular Meio de Ano da Universidade Estadual Paulista (Unesp) somente até hoje, 16 de abril. Poderão requerer o benefício de isenção total os estudantes que concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, tenham renda média familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.086) por pessoa e residam em São Paulo.

Receba conteúdos para o Enem no seu celular

Para realizar o procedimento é necessário preencher, imprimir e assinar o requerimento de solicitação de isenção, disponível nesta página. Em seguida o estudante deve enviá-lo pelos Correios, até amanhã, junto com documentos comprobatórios listados no item 3 deste Edital

A documentação deve ser encaminhada para o seguinte endereço:
Rua Dona Germaine Burchard, 515 – Água Branca
CEP: 05002-062  -   São Paulo/ SP
 

A Unesp ainda disponibiliza a opção de redução de 50% do valor da taxa de inscrição. Tem direito a esta vantagem o candidato que estiver matriculado no ensino médio ou curso pré-vestibular e tenha remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou esteja desempregado. As orientações para estas solicitações podem ser vistas neste documento

Processo Seletivo 

As inscrições para este certame seguem até 8 de maio. Inscreva-se aqui. São 420 vagas ofertadas para os cursos de Engenharia de Produção, em Bauru, Zootecnia, em Dracena, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Zootecnia, em Ilha Solteira, Agronomia, em Registro, Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação, em Sorocaba. 

Dos postos ofertados, 15% serão destinados ao sistema de cotas para Educação Básica Pública, o que totaliza 63 vagas. O Vestibular Unesp terá duas fases, a primeira será realizada em 25 de maio com a aplicação das provas de Conhecimentos Gerais, que serão compostas por 90 questões objetivas. A lista de aprovados para a segunda fase será disponibilizada a partir de 9 de junho. 

As provas da segunda etapa ocorrem nos dias 21 e 22 de junho. No primeiro dia serão 24 questões discursivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. No segundo dia os candidatos responderão a 12 perguntas discursivas de Linguagens e Códigos e elaborarão uma Redação.

A seleção utilizará a nota obtida na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Prova de Conhecimentos Gerais, mas para isso o candidato deverá indicar na ficha de inscrição a participação no exame. As regras para utilização deste recurso devem ser consultadas no Artigo 12 desta Resolução. 

O resultado final da seleção está previsto para 15 de julho e a confirmação de interesse nas vagas deverá ser feita nos dias 15 e 16, pela internet. Depois disso será publicada a primeira chamada no dia 18 de julho. 

Para mais informações consulte o Manual do Candidato

Por Jéssica Gonçalves