UFPR aplica neste domingo as provas dos Vestibulares Litoral e EaD
Candidatos disputam 545 vagas em cursos no litoral e 390 em cursos a distância.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aplica hoje, 20 de maio, provas relativas a dois processos seletivos: Vestibular Litoral 2012 e Vestibular EaD 2012. Todos os exames serão realizados à tarde.
A primeira fase do Vestibular Litoral 2012 será realizada das 14h às 19h, no campus da UFPR Setor Litoral, localizado na Rua Jaguaraíva, 512, em Matinhos/PR. Os portões do campus serão abertos às 13h e fechados, pontualmente, às 13h30. Para ingresso na sala de provas, o candidato deverá levar o comprovante de ensalamento, documento de identidade, lápis, caneta esferográfica transparente de tinta preta e escrita grossa e borracha.
Nessa primeira etapa, os candidatos terão que responder uma prova com 80 questões objetivas de conhecimentos gerais, valendo um ponto cada. Para a segunda fase serão aprovados os melhores classificados dentro do triplo do número de vagas oferecidas em cada curso.
O resultado da primeira fase será divulgado até as 18h do dia 1º de junho. O comprovante de ensalamento da segunda etapa será liberado no dia 13 de junho, e no dia 17 do mesmo mês serão aplicadas as provas. Na segunda fase, os vestibulandos precisam elaborar uma redação e responder a cinco perguntas discursivas.
Ensino a distância
Os testes do Vestibular EaD 2012 serão aplicados das 14h às 18h30, nas cidades polo de Colombo, Lapa, Paranaguá e Rio Negro. Os portões de acesso aos locais de prova serão fechados às 13h30. Os inscritos terão que elaborar duas redações e responder 40 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre os conteúdos de Português, Matemática, Ciências da Sociedade e Ciências da Natureza.
Para a realização das provas os vestibulandos devem levar o comprovante de ensalamento, o original de um documento oficial de identidade, lápis ou lapiseira, borracha e caneta esferográfica de tinta preta e escrita grossa.
O resultado final está previsto para ser divulgada até 15 de junho, com matrícula no dia 21 seguinte. Estão sendo oferecidas 150 vagas para Pedagogia e 240 para Administração Pública, divididas entre os polos mencionados acima.
Por Adriano Lesme