UERJ: inscrição do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 já pode ser feita
Prova está marcada para o dia 3 de setembro em várias cidades do Rio de Janeiro
A UERJ abriu hoje (10) as inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024. O prazo segue até dia 24 de julho.
Inscreva-se Vestibular 2023/2 UERJ
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) liberou no último sábado (8) a relação de candidatos beneficiados com isenção de taxa de inscrição.
Puderam participar estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio ou os que já concluíram e que têm renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 salário mínimo nacional.
2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 da UERJ
Podem se inscrever no 2º Exame de Qualificação deste ano da UERJ candidatos novos ou quem fez o primeiro exame, mas não foi aprovado.
A prova está marcada para o dia 3 de setembro e contará com 60 questões objetivas das seguintes áreas do conhecimento:
-
Linguagens
-
Matemática
-
Ciências da Natureza
-
Ciências Humanas
Poderão ser convocados os estudantes que atingirem 40% da pontuação da prova. Nesse caso, eles poderão se inscrever no Exame Discursivo.
Mais detalhes podem ser vistos no site do vestibular da UERJ.
Estude: Provas anteriores do vestibular da UERJ
Como é o vestibular da UERJ?
O vestibular da UERJ é diferente dos outros processos seletivos. Ele é formado por Exame de Qualifcação + Exame Discursivo.
Veja abaixo os detalhes:
-
Exame de Qualificação: a universidade abre inscrições para duas dessas provas, as quais são formados por questões objetivas de conhecimentos gerais. No primeiro exame, são aprovados para o próxima etapa os candidatos que alcançam 40% do total da prova. Caso eles não atinjam essa nota, podem tentar o segundo exame de qualificação.
-
Exame Discursivo: podem se inscrever nessa etapa os aprovados no exame de qualificação. Essa fase conta com redação e questões discursivas de acordo com o curso de escolha. É justamente nesse exame que os vestibulandos escolhem a carreira.
Durante a pandemia do coronavírus, a UERJ adotou um modelo de vestibular específico, mas, no início deste ano, a instituição avisou que voltaria ao programa tradicional de vestibular, citado acima.