UEMS abre inscrições do Vestibular 2022
Interessados podem se inscrever até 20 de dezembro. Provas serão realizadas em 8 de janeiro de 2022.
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu as inscrições do Vestibular 2022 nesta segunda-feira, 18 de outubro. Os interessados podem se inscrever até 20 de dezembro e a taxa é de R$ 90.
Estudantes de escolas públicas podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até 29 de outubro. O resultado das solicitações será publicado em 18 de novembro.
Vestibular
O Vestibular será realizado em 8 de janeiro de 2022, das 14h às 18h, em Campo Grande, Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
As provas serão compostas por uma redação e 60 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
As obras literárias definidas pela UEMS para as provas são:
- A morte e o meteoro - Joca Reiners Terron
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- Ladrão de cadáveres - Patrícia Melo
- Manuelzão e Miguilim - Guimarães Rosa
- Matéria de poesia - Manoel de Barros
- Selva trágica - Hernâni Donato
- Úrsula - Maria Firmina dos Reis
Anteriormente, as provas da UEMS estavam marcadas para 9 de janeiro, mas com o anúncio da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para a mesma data, a universidade optou por antecipar para 8 de janeiro a realização do Vestibular para que os candidatos possam participar das duas avaliações.
Resultados
O resultado preliminar será divulgado em 9 de fevereiro. Os candidatos poderão entrar com recursos até o dia 10 seguinte.
O resultado final do Vestibular será publicado em 18 de fevereiro, já a convocação para início das matrículas será a partir de 21/02.
Vagas
A UEMS oferece 1.191 vagas no Vestibular 2022. As oportunidades estão disponíveis em 58 cursos de graduação que serão ministrados em 14 cidades em que a universidade tem campi.
As vagas do Vestibular da UEMS se dividem em 50% para Ampla Concorrência e 50% para Reserva de Vagas.
A Reserva de Vagas é composta assim:
- 20% das vagas para pretos e pardos que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas;
- 10% para indígenas que tenham tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas;
- 10% para residentes em Mato Grosso do Sul
Mais informações no edital e pelo site do Vestibular.