Inscrições para o Vestibular 2015/2 do Cederj foram prorrogadas
Estudantes ganharam mais uma semana para se inscreverem no processo seletivo de cursos a distância
Foram prorrogadas até domingo, 31 de maio, as inscrições para o Vestibular 2015/2 da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj). Inicialmente, as inscrições encerrariam no último dia 24. A taxa de R$ 65 deve ser paga até segunda-feira, 1º de junho.
Concluintes e egressos do ensino médio que comprovaram renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.017 foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição (confira o resultado). Já os alunos do Pré-Vestibular Social do CEDERJ que não desejarem concorrer ao sistema de cotas, estarão automaticamente isentos do pagamento, devendo, se inscrever na seleção.
A oferta é de 7.749 vagas para 15 cursos de graduação a distância, ministrados no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e nas Universidades Federais Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Vestibular
As provas acontecem no dia 20 de junho, das 9h às 14h, com 40 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História; Redação; e cinco questões discursivas de disciplinas específicas. O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) será liberado cinco dias antes.
A divulgação do resultado está prevista para 14 de julho. O percentual de vagas reservado para o Sistema de Cotas (negros, indígenas, egressos da rede pública e pessoas com deficiência) varia conforme a instituição escolhida. Também há oportunidades para professores da rede pública e candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
As oportunidades são para os cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção; licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo; e tecnólogo em Gestão de Turismo e Sistemas de Computação.
Detalhes podem ser obtidos no Edital ou no Manual do Candidato.
Por Wanja Borges