Ceará: provas do Vestibular 2022/1 da UVA são adiadas

Aumento de casos de Covid-19 impulsionados pela variante Ômicron motivou o adiamento.

Em 24/01/2022 17h40 , atualizado em 24/01/2022 17h42
Por Adriano Lesme
Campus da UVA em Sobral
Crédito da Imagem: Divulgação UVA

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral/CE, adiou para 13 de fevereiro a aplicação das provas do Vestibular 2022/1. Elas estavam agendadas para o próximo domingo, dia 30.

Segundo comunicado, o motivo do adiamento é o aumento de casos de Covid-19 no Ceará e em todo o País. O Brasil vem registrando recorde de contágio diariamente, principalmente por conta da variante Ômicron.

A UVA afirma que a medida visa "à segurança e bem-estar de toda a população, uma vez que a realização do Vestibular envolve um público de cerca de 5 mil pessoas, entre vestibulandos de Sobral e de diversos outros munícipios da região, e pessoal de apoio, aumentando a circulação de pessoas, também, em lanchonetes e restaurantes da cidade".

Novo cronograma

Com o adiamento das provas em duas semanas, o restante do cronograma também alteração. O cartão de informação com o local de prova, que seria divulgado nesta segunda-feira, agora está previsto para 7 de fevereiro.

O resultado preliminar será publicado no dia 11 de março, com prazo para recursos nos dias 14 e 15 seguintes. A matrícula dos aprovados está agendada para 21 e 22 de março.

Vestibular

A oferta da universidade é de 952 vagas no Vestibular 2022/1, sendo metade para as cotas. São cotistas os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas no Ceará e que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.  A UVA destina parte das cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Os cursos mais concorridos são Direito, Enfermagem e Administração. A concorrência completa pode ser acessada aqui.

Mais informações no edital retificado e pelo site do Vestibular.