Tecnologia em Fotografia

Aqueles que desejam cursar Fotografia precisam ser atentos às novas tendências e mudanças de mercado

Câmera, lentes e tripé são equipamentos indispensáveis para o fotógrafo

O curso tecnológico em Fotografia é voltado para pessoas com interesse em fotografia e arte, que tenham criatividade para criar produções fotográficas e queiram aprender técnicas para usar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Através da graduação, o estudante tem contato com técnicas de fotografia e processamento de imagens digitais, que podem ser aplicadas à publicidade e propaganda e ao cinema. Também conhece os processos, os aspectos de edição e gestão de fotografias para eventos sociais, como casamentos, formaturas e festas, e de moda.

Público-alvo 

Para estudar esta graduação é preciso gostar de fotografia e registrar momentos, claro. Mas, ter senso estético e artístico também devem ser características de quem desejar cursar Fotografia. É preciso estar atento sempre às novas tendências e mudanças do mercado. 

Não é preciso entrar no curso sabendo alguma coisa de fotografia, mas aqueles que já tiverem alguma noção poderão ter maior facilidade. Nada que não possa aprender no decorrer da graduação. 

O curso 

O curso tecnológico em Fotografia tem duração de dois a dois anos e meio, dependendo da instituição de ensino. Apesar de abordar conteúdos teóricos, a graduação se concentra mais em aulas práticas. 

Geralmente, as aulas são ministradas durante o dia, nos turnos matutino e vespertino, por conta da iluminação natural, que favorece as atividades práticas. 

No início do curso são introduzidos conceitos básicos da fotografia, como enquadramento, composição, luz, as funções presentes em uma câmera digital e suas aplicabilidades.

Nos períodos seguintes, os conceitos são aprimorados junto com a prática, dentre outras novas experiências, como a construção de cenários para a prática fotográfica, cor, textura, luz, composição e exposição.

São estudadas também técnicas que trazem domínio a exposição criativa, como registro alto e baixo, fotografias noturnas, plano de fundo claro e escuro, contraste e silhuetas.

Os alunos também estudam sobre gestão fotográfica, com aulas que abordam como preparar um portfólio, elaborar um briefing para um cliente e fazer a curadoria de uma exposição, por exemplo.

Equipamentos: preciso ter?

Sobre os equipamentos, muitos se perguntam se é preciso ter câmera, pois elas possuem um valor mais oneroso.

Algumas faculdades fornecem câmeras aos estudantes. Porém, o universitário sentirá a necessidade de ter seu próprio equipamento ao longo da graduação, até mesmo para treinar e colocar em prática todos os ensinamentos obtidos. 

Com a inovação da era digital, as câmeras compactas, muito usadas para fotografar festas de família e viagens, foram deixadas de lado e sendo substituídas pelas câmeras de smartphones. Os celulares popularizaram ainda mais a fotografia e permitiram um novo olhar sobre a imagem. No entanto, apesar de oferecer diversos recursos, os celulares ainda não atendem algumas demandas técnicas da fotografia.

Assim, para reconquistar o público, os fabricantes de câmeras compactas estão apostando em novos recursos nos equipamentos, como o zoom óptico, sensor de conectividade Wi-Fi, visor frontal para selfies e a proteção contra água. Além de tamanho compacto e da capacidade de filmar em alta resolução, estas câmeras podem ser acopladas em capacetes ou roupas, por exemplo.

Disciplinas 

A quantidade das disciplinas e profundidade das mesmas pode variar de uma instituição para a outra, mas em grande parte dos cursos tecnológicos de Fotografia são estudadas as seguintes matérias: 

  •     Técnica Fotográfica
  •     Comunicação Visual na Fotografia 
  •     Linguagem Fotográfica 
  •     Imagens e Aspectos legais 
  •     Plásticas e Métodos Visuais 
  •     Estética e História da Arte
  •     Técnica Fotográfica Avançada 
  •     Análise da Imagem / Images Analyses 
  •     Fotografia Analógica
  •     Tratamento de Imagem
  •     Fotojornalismo
  •     Criatividade e Inovação 
  •     Fotografia Social 
  •     Projeto e Fomento em Audiovisual 
  •     Arte e Curadoria 
  •     Produção Audiovisual 
  •     Fotografia Documental 
  •     Gestão de Negócios 
  •     Fotografia de Moda 
  •     Interfaces Midiáticas 
  •     Fotografia Publicitária 
  •     Portfólio
  •     Produção Gráfica 
  •     Prática Profissional Supervisionada 
  •     Empreendedorismo 

Mercado de trabalho 

O mercado de trabalho para fotógrafos tem crescido e se expandido bastante nos últimos anos, principalmente com o advento das redes sociais baseadas em imagens. O crescimento do e-commerce também impulsionou a área, pois uma boa foto do produto pode fazer a diferença na hora da venda.

Para quem deseja seguir atuando profissionalmente como fotógrafo, as câmeras profissionais são indispensáveis. Neste segmento, existem ótimas opções de equipamentos, que devem ser escolhidos de acordo com a finalidade das fotos. Fora a câmera e as lentes, equipamentos como o tripé, flash e rebatedor são bastante utilizados. 

Por isso, é importante o profissional saber cobrar o devido valor do seu trabalho ao fechar contratos, já que os custos desta profissão são caros. O fotógrafo precisa ter em mente o valor monetário do seu trabalho para saber quanto cobrar por ele. 

Contudo, apesar de os equipamentos de qualidade fazerem a diferença, eles não entregam bons resultados sem a técnica fotográfica. Os conceitos e técnicas utilizadas para se obter uma boa foto são aprendidos ou aprimorados com o curso de Fotografia.

Áreas de atuação 

- Autônomo
Trabalhando em próprio estúdio e/ou empresa de fotografia, fotografando eventos como casamentos, formaturas, shows, festas etc.

- Comunicação e artes visuais
Em agências de publicidade e propaganda, marketing e conteúdo voltado para internet.

- Criação e produção fotográficas
Campanhas para revistas, editoriais de moda para lojas, empresas, comerciais etc.

- Direção e produção fotográfica
Dirigindo ensaios e/ou produções fotográficas em laboratórios especializados para o tratamento de imagens.

- Fotojornalismo
Produção de imagens para veículos de comunicação impresso, jornais, revistas, agências de notícias, redes sociais e portais de internet,

- Centros de pesquisas
Em centros especializados ou empresas prestados de serviços, como estúdios fotográficos, de arquitetura, de design, de moda e de publicidade

- Comércio de equipamentos fotográficos
Na venda e manutenção de câmeras e demais equipamentos fotográficos.
 

Salário 

O salário do profissional de fotografia dependerá muito de qual atividade desenvolver, a forma de trabalho e a qualidade do resultado. Os valores podem variar de R$ 2.000 a R$ 20.000, por exemplo.

Faculdades de Fotografia 

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IESB
Goiás : Senac-GO

Região Nordeste    
Pernambuco: Unicap, Uniaeso, Focca

Região Sudeste
Espírito Santo: UVV
Minas Gerais: Uni-BH
Rio de Janeiro: Universidade Estácio
São Paulo: Unip, Unicid, Senac, Esamc

Região Sul
Paraná: UTP
Rio Grande do Sul: UCS, Unisinos, Feevale, UNISC
Santa Catarina: UNIVILLE, Univali