Tecnologia em Gestão de Eventos

Oferecimento:

Curso possibilita que profissionais entendam todos os processos para a organização e execução de diversos eventos.

Gestor de eventos deve conhecer todas as etapas de organização de um evento

Promover grandes eventos em uma cidade é uma atividade que exige muitas responsabilidades. Muitas vezes, vamos em shows musicais, apresentações culturais, eventos esportivos e muitas outras atividades que, para o público, é um lazer, mas para outros demandam um enorme trabalho.

Toda organização de eventos requer cuidados diversos, desde a logística para montar a estrutura, passando pelo conhecimento das leis para entradas de crianças e adolescentes, para venda de ingressos e bebidas alcoólicas, volume permitido para o som e até mesmo de quais órgãos precisam estar cientes e autorizar a execução de um evento.

Esse trabalho também pode ser feito de outras formas, como é o caso dos profissionais de eventos que atuam com questões internas. Pode ser em uma festa de empresa, produção de casamentos e aniversários, eventos educacionais internos e muitos outros. Porém, para a execução de todos eles, o produtor de evento deve sempre buscar fornecer uma boa experiência e segurança para o público que está trabalhando.

Além disso, o curso de tecnologia em Eventos também costuma atrair pessoas de outras áreas de formação, às vezes semelhantes, que desejam agregar conhecimento e conhecer novas formas de melhorar o seu trabalho. É o caso de pessoas formadas na área de Turismo, Marketing, Administração, Relações Públicas e outros.

Veja também: Tecnologia em Gestão de Turismo

Veja também: Tecnologia em Marketing

Perfil do profissional

Os cuidados são muitos para que um evento seja realizado e poucos erros são permitidos nesta área, por isso, é extremamente importante que o profissional com o desejo de trabalhar na produção de eventos tenha perfil responsável, organizado, atento, dinâmico, comunicativo e que saiba lidar com pessoas e adversidades.

O Curso

Com duração de dois anos, o curso de Gestão em Eventos é uma graduação tecnológica, oferecida por faculdades particulares e instituições públicas de ensino superior na modalidade de ensino presencial e ensino a distância (EaD).

Durante os quatro semestres de estudo, os estudantes do curso recebem nas disciplinas o estímulo para conhecer as questões sociais, melhorar a criatividade e desenvolver o lado empreendedor. Além disso, têm contato com as informações sobre diversas áreas de possível atuação no mercado, como cultura, esporte, negócios, empresas, turismo e outras.

Veja algumas disciplinas estudadas durante o curso:

  • Cerimonial, Protocolo e Etiqueta
  • Comunicação
  • Direito Aplicado a Negócios
  • Fundamentos de Marketing
  • Operações de Alimentos e Bebidas
  • Organização de Eventos
  • Antropologia e Cultura Brasileira
  • Eventos Corporativos e Empresariais
  • Eventos Culturais, Esportivos e Sociais
  • Eventos Técnico-Científicos
  • Produção e Logística em Eventos
  • Captação de Recursos para Eventos
  • Comportamento do Consumidor
  • Criatividade, Gestão do Conhecimento e Inovação
  • Gestão de Projetos
  • Métodos de Preço, Custos e Custeio
  • Estratégias de Negociação
  • Turismo de Eventos

Mercado de Trabalho

A área de eventos é ampla, já que os profissionais podem atuar em diversos setores. O mercado está em expansão e a busca por profissionais nos setores privado e público é contínua.

O profissional de eventos pode trabalhar para agências de Eventos, Marketing Promocional e Comunicação, empresas de grande porte com área de eventos, cerimoniais para casamentos e formaturas, grupos musicais, artistas, influenciadores e palestrantes.

Áreas de atuação

- Pesquisa e negociação com fornecedores e empresa de segurança;
- Marketing;
- Prospecção de parceiros e patrocinadores;
- Liberação do evento junto a autoridades;
- Vendas de ingressos, alimentos, bebidas e produtos;
- Coordenação da equipe;
- Cerimonial;
- Logística e Transporte.

Salário

A média salarial para os tecnólogos em Gestão de Eventos é de aproximadamente R$ 2,3 mil, segundo a agência de empregos Catho. Porém, os valores podem ser alterados de acordo com o porte do evento e a cidade de atuação do profissional.

Faculdades de Gestão de Eventos

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IFB, UNIPLAN, UDF, IESB, AD1.
Goiás: PUC-Goiás; IUESO, CAMBURY.
Mato Grosso: UNIC, UNIVAG, ICEC.
Mato Grosso do Sul: FESCG, FCG.

Região Nordeste
Alagoas: FAT/AL, IESA.
Ceará: FANOR, FAECE, FANOR. 
Pernambuco: Unicap, IPESU, SENAC-PE.
Bahia: UNIFACS, IFBA, UNIJORGE, IBES.
Paraíba: INPER.

Região Norte
Roraima: Faculdade Estácio da Amazônia.
Tocantins: FTP

Região Sudeste
Minas Gerais: FMS, UNI-BH, FESBH, FUMEC, IBHES, CENTES, 
Rio de Janeiro: UNESA, UNI-IBMR.
São Paulo:UNIARA, UNISO, UNICSUL, UNIFIEO, UNINOVE, FMU, Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, UNICID, UNISANT'ANNA, UNIAN, UAM, UNIMESP, CEUNSP, FIZO, ISES, FASBC, FAJ, HOTEC, Senac-SP, Fatec Jundiaí, FBSG-U, Fatec Itu, Fatec Barueri, Interamerica, Fatec-SP. 
Espirito Santo: FAVI.

Região Sul
Paraná: UP, UNICURITIBA, IESFI, OPET.
Rio Grande do Sul: FURG, UCS, UPF, UNILASALLE.
Santa Catarina: UNIVILLE, IESGF, Faculdade Anhanguera de Joinville.