Ciência das plantas medicinais

Oferecimento:

Ciência que estuda os princípios ativos da plantas para combater doenças

É o estudo e a manipulação de remédios feitos a partir de vegetais que possuem propriedades medicinais.

O tecnólogo atua em farmácias homeopáticas, indústria farmacêutica e centro de pesquisas. O seu trabalho abrange todas as etapas da produção, como seleção da espécie, cultivo, teste com princípios ativos, na produção e controle de qualidade.

Apesar de extrair plantas silvestres o tecnólogo se preocupa com a exploração, usando as plantas apenas de forma sustentável.

Mercado de trabalho

Há perspectiva de boas oportunidades em todos os seguimentos relacionados à produção homeopática. A demanda por esse profissional deve aumentar, pois desde 2005, o Conselho Nacional de Saúde aprovou a utilização de plantas medicinais na política de práticas integrativas e complementares do SUS (Sistema Único de Saúde).

Com poucos profissionais formados na área não é possível precisar uma média salarial para a categoria.

O curso

As disciplinas estudadas no curso são: Química orgânica, Fototerapia, Farmacologia, Sistemática vegetal, Fisiologia vegetal e Cultivo e domesticação de plantas medicinais, além de aulas na área de controle de qualidade das plantas medicinais, manejo sustentável, marketing e regulamentação, no final de curso é exigido o estágio e um trabalho de conclusão.

Instituição que oferece o curso

O curso é novo, a primeira turma se formou em 2008, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, no interior de São Paulo. No entanto a instituição não oferece mais o curso.