Como medir o sucesso da educação internacional?

Especialistas identificaram alguns fatores para medir o sucesso, satisfação estudantil e potencial da instituição entre estudantes internacionais

Como medir o sucesso da experiência de quem resolveu viajar para outro país para estudar? Como saber se a educação internacional foi positiva e benéfica. A verdade mesmo é que nem as próprias instituições estrangeiras têm medidas claras e “palpáveis” para medir o sucesso da educação internacional. Mas calma! O site Pie News publicou um texto muito interessante analisando o que exatamente constitui o sucesso na educação internacional. Conversando com especialistas de diferentes universidades e escolas de idioma da Irlanda, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e outros, conseguiram identificar alguns fatores que funcionam como medidas de sucesso, satisfação estudantil e potencial da instituição entre estudantes internacionais.

A educação internacional é vendida com expressões como “experiência completa”, “amplição seus horizontes” e “oportunidade de crescer”. No entanto, como ter certeza de que a experiência de estudar em outro país realmente foi completa, ampliou os seus horizontes e lhe fez crescer? Com os seguintes fatores:

A vida fora da sala de aula: este fator é mais chamativo para quem vai para o exterior estudar um idioma. Realmente, a escola que oferecer mais atividades, eventos e opções de lazer fora do horário de aula proporcionará uma experiência mais completa ao estudante. Além disso, dá a oportunidade de fazer novas amizades com pessoas de diferentes nacionalidades e de treinar a teoria na prática, em situações reais, por exemplo, jogar boliche com outros estudantes, fazer um tour pela cidade, happy hour, trabalho voluntário etc. Por isso, é importante escolher uma instituição que oferece atividades extracurriculares e de entretenimento para os estudantes além de uma forte grade curricular.

Ter novas perspectivas sobre o mundo: estudar no exterior e conhecer pessoas de diferentes nacionalidades é uma excelente maneira de estar ciente sobre o mundo e suas diferentes culturas, além de aprender a enxergá-las com curiosidade e respeito. Não há uma medida quantitativa para este tipo de experiência, portanto é muito difícil ter uma porcentagem do sucesso da educação internacional vista por este aspecto. No entanto, as universidades dão muito valor à diversidade no campus e à comunidade estudantil internacional. Se a sua intenção é estar em contato com pessoas do mundo todo, encontre uma universidade que valorize a diversidade (e que também ofereça clubes e associações estudantis internacionais).

Pesquisas estudantis: pesquisas de satisfação funcionam de forma mais eficaz quando realizada com estudantes de graduação, por ser um curso mais longo, de quatro anos. É feita a mesma pesquisa no primeiro e último ano de estudos e, assim, é possível dar uma nota a variados aspectos da experiência. Aqueles que conquistarem as menores notas receberão a atenção da universidade para melhorar a experiência dos próximos estudantes. Mesmo assim, em escolas de idiomas ou outras instituições que ofereçam cursos de curta duração, a pesquisa estudantil também pode ser eficiente; permitir que os estudantes avaliem a experiência é ir direto à fonte. Se os resultados desta pesquisa forem animadores, com certeza você encontrará informações sobre ela no site oficial da instituição, porque ela terá orgulho em divulgá-la.

Empregabilidade: a taxa de empregabilidade entre os estudantes também é um indicador de que a educação internacional foi bem-sucedida. Você encontrará nos sites de universidades a informação de que “tantos por cento dos nossos estudantes encontraram uma vaga profissional em até seis meses após a graduação”, porque este é mais uma medida que as instituições usam para comprovar a qualidade de seus cursos. Sendo a graduação, acima de tudo, uma preparação para a vida profissional, esta realmente pode ser uma medida do sucesso. Por isto, tantas universidades dão ênfase nas formas de melhor preparar os seus estudantes para o mercado de trabalho, seja com parcerias e contatos em diferentes setores, estágios, feiras de profissões, etc.

Estudantes mentores: algumas das instituições entrevistadas pelo Pie News tiveram altas porcentagens de aprovação de programas de peer mentoring: estudantes veteranos do segundo ano que trabalham voluntariamente como mentores de calouros para ajudá-los a se adaptar à vida acadêmica, fazer novos amigos e também a participar mais ativamente das atividades do campus.

A experiência de ex-alunos: o sucesso também pode ser medido pelos ex-alunos – se eles mantêm contato com a universidade mesmo anos após a graduação; se eles se tornaram profissionais bem-sucedidos; se trabalham para famosas empresas ou criaram os seus próprios negócios; etc. No site oficial da universidade, procure pela seção Alumni para conhecer a rede de ex-alunos da instituição.

Propaganda boca a boca: mesmo com a tecnologia, a recomendação boca a boca ainda é uma ferramenta eficaz para atrair novos estudantes e um excelente medidor de sucesso, afinal, se um ex-aluno recomenda a instituição é sinal de que realmente ficou satisfeito com a sua experiência nela. Pesquise por seções intituladas Students Testimonial ou Students Experience no site oficial das universidades para ler depoimentos dados pelos estudantes da escola.