Produção Sucroalcooleira

Por Camila Mitye

Cana-de-açúcar: matéria-prima que gera produtos lucrativos para o país
Cana-de-açúcar: matéria-prima que gera produtos lucrativos para o país
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Maior exportador de álcool do mundo (detém cerca de 60% do negócio internacional) e com uma produção de açúcar girando em torno de 25 milhões de toneladas anuais (dessas, 15 milhões são exportadas), o Brasil figura como um dos principais produtores sucroalcooleiros do planeta. A cana-de-açúcar, fonte de renda para o país desde os tempos de colônia, é ainda hoje grande expoente do agronegócio brasileiro. Além disso, as cerca de 250 usinas do ramo existentes no país atualmente necessitam de mão-de-obra qualificada para dar continuidade ao sucesso do negócio. O tecnólogo em Produção Sucroalcooleiro encaixa-se perfeitamente nesse perfil.

Com formação específica para trabalhar com a cana-de-açúcar e a fabricação de seus subprodutos, esse profissional está presente em todo o processo de produção, desde o plantio e seleção da matéria-prima, passando pela comercialização do produto até o reaproveitamento dos resíduos em forma de energia elétrica. Ele é capaz de compreender globalmente o processo de produção de álcool e açúcar, atendendo às necessidades específicas de cada mercado (regional, nacional ou internacional).

Atividades

Veja abaixo mais algumas aptidões do tecnólogo em Produção Sucroalcooleira:
- Montagem de projetos agroindustriais e administração de usinas e destilarias em parceria com administradores, engenheiros químicos e de manutenção;
- Conhecimento das melhores técnicas de extração e tratamento da cana-de-açúcar e aplicação de tecnologias no processo de produção;
- Caracterização e seleção de matérias-primas;
- Atuação na condução e no controle de operações dos processos sucroalcooleiros zelando pela qualidade da produção;
- Participação em pesquisa e implantação de processos tecnológicos na fabricação de produtos da cana;
- Identificação de necessidades, diagnóstico de problemas e busca de soluções;
- Direção de equipes de trabalho;
- Análise da sustentabilidade e da viabilidade técnico-econômica;
- Direção, supervisão, execução e orientação de análises físicas ou químicas;
- Assessoria aos dirigentes de usinas e destilarias;
- Realização de vistoria, perícia e execução de pareceres, laudos e atestados de qualidade e fiscalização sanitária e ambiental;
- Acompanhamento de análises químicas e controle de qualidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse profissional trabalha também observando, sempre, a prevenção dos possíveis impactos ambientais que podem ser ocasionados e a utilização racional dos recursos naturais, já que o negócio depende da ação positiva da natureza.

Mercado de Trabalho

As oportunidades de trabalho para esse tecnólogo estão nas Agroindústrias sucroalcooleiras, onde pode executar diversas funções, na área industrial ou na administrativa.

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira é considerado como novo e tem 3 anos de duração, em média. As disciplinas cursadas são as básicas das ciências exatas (química e física em especial), um pouco de biologia e as específicas da área, como Gestão de qualidade, Tecnologia do açúcar e do álcool e Automação de processos de produção de açúcar e álcool. O salário inicial desse profissional é de R$2.000 em média.

Instituições de Ensino

Região Centro-Oeste
Goiás: UniEvangélica (Anápolis); FACERES (Ceres)
Mato Grosso do Sul: UEMS (Glória de Dourados); AEMS (Três Lagoas)

Região Nordeste
Paraíba: UFPB (João Pessoa)

Região Sudeste
Minas Gerais: UEMG (Frutal); UniUbe (Uberaba)
São PauloUNIFEV (Votuporanga); UNIFRAN (Franca); UNICEP (São Carlos); FIFE (Fernandópolis); FAFIBE (Bebedouro); FATEP (Piracicaba); UNAERP e COC (Ribeirão Preto); UNIMAR (Marília); UNILINS (Lins).

Região Sul
Paraná: INESUL (Londrina)
Rio Grande do Sul: URI (Erechim)