Produção de Cachaça

Por Camila Mitye

Exemplo de alambique: a cachaça é um importante produto de exportação do Brasil
Exemplo de alambique: a cachaça é um importante produto de exportação do Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um dos símbolos da cultura brasileira, a cachaça, é uma das bebidas mais consumidas no país. Com limão e gelo em forma de “caipirinha” ou pura, a aguardente brasileira é buscada pelos turistas, além de ser item de exportação.

Devido a essa importância do produto veio a necessidade de se qualificar os participantes no processo de fabricação da cachaça. O curso de Tecnologia em Produção de Cachaça faz exatamente isso, prepara os profissionais que irão atuar nas fábricas da bebida para melhorar a qualidade da cachaça e aperfeiçoar o processo. Este curso é uma das duas modalidades da graduação tecnológica em Produção de Bebidas (a outra é Viticultura e Enologia, especialização na produção de vinhos), que tem como proposta o ensino de todo o processo de fabricação das duas bebidas, desde a escolha da matéria-prima até a comercialização do produto final.

Atividades

Eis mais algumas competências do tecnólogo em Produção de Cachaça:
- Supervisão do cultivo da cana-de-açúcar: Planejamento e manutenção da plantação, gerenciamento do corte e transporte da cana;
- Desenvolvimento e elaboração de equipamentos e espaços físicos para a fabricação da cachaça, visando à funcionalidade e o melhor aproveitamento da matéria-prima;
- Gerenciamento do processo de moagem da cana-de-açúcar;
- Supervisão da filtragem do caldo da cana, atento às etapas como a fermentação e o rendimento alcoólico;
- Realizar análises de laboratório para cuidar da qualidade da cachaça;
- Acompanhamento das transformações relativas ao envelhecimento do produto;
- Busca de novas tecnologias de produção e sua implantação;
- Prestação de assistência técnica;
- Participação nos processos de envasamento e comercialização da cachaça;
- Gerenciamento dos resíduos industriais, observando a constante preservação ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

O profissional formado em Produção de Cachaça fica apto a trabalhar em toda e qualquer etapa do processo. Ele pode trabalhar diretamente com a matéria-prima, pode se especializar apenas na produção da bebida ou fazer as duas coisas, trabalhando também como consultor.

O Curso e Instituições de Ensino

Em todo o país este curso é oferecido apenas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), nos campi de Januária e Salinas, com duração de 3 anos. Algumas das disciplinas cursadas são: Processo de Fermentação, Cultivo da Cana-de-Açúcar, Bioquímica, Moagem e Preparação do Caldo e Microbiologia Geral.