Mecânica

Por Camila Mitye

Processo de fabricação de um automóvel
Processo de fabricação de um automóvel
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Tecnólogo em Mecânica é uma das peças chave de uma fábrica ou indústria. Ele atua, principalmente, diretamente com as máquinas e os equipamentos indispensáveis nos processos de produção. Esse profissional realiza projetos e instalações de máquinas convencionais ou automáticas que fazem parte de linhas de produção, gerenciando a sua operação e manutenção.

Atividades

Outras competências do Tecnólogo em Mecânica são:
- Avaliação de custos de fabricação de peças, equipamentos ou produtos em si;
- Soldagem, construção de tornos, caldeiras e verificação de seus funcionamentos;
- Pesquisa, desenvolvimento e implantação de softwares para a operação artificial de equipamentos (trabalho na área de mecânica de precisão e mecatrônica, desenvolvendo máquinas controladas por sensores elétricos e robôs industriais);
- Gestão dos processos de produção industriais e do funcionamento de máquinas (manutenção);
- Parceria com o engenheiro de produção de uma fábrica na escolha de materiais e tecnologias a serem implantadas em benefício dos processos de produção.

Mercado de Trabalho

A área de atuação desse profissional é a gama de setores da indústria (desde indústria alimentícia, a metal-mecânica e automotiva), onde ele pode realizar também a gestão dos processos de fabricação, de acordo com o seu cargo na fábrica. A maior demanda desse profissional é na indústria automotiva (grandes indústrias) e empresas metalúrgicas que procuram profissionais capazes de realizar trabalhos de desenvolvimento e implantação de projetos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Curso

O curso superior de Tecnologia em Mecânica tem, em média, duração de três anos e pode ser chamado (dependendo da instituição) também de Fabricação Mecânica, Tecnologia Mecânica, Mecatrônica Industrial, Processos de Produção Mecânica, entre outros.

Instituições de Ensino

Algumas instituições que oferecem a graduação tecnológica em Mecânica:

Região Sudeste
Minas Gerais: IST (Tupy); FATEC Juiz de Fora;
São Paulo: FATEC (São Paulo, Sorocaba); FUMEC (Piracicaba); UNIFEV (Votuporanga); UNIA (Santo André); FIC (Cruzeiro)

Região Norte
Amazonas: UEA

Região Nordeste
Bahia: IFBA (Salvador)
Rio Grande do Norte: IFRN

Região Sul
Paraná: UTFPR
Rio Grande do Sul: UFSM; UPF (Passo Fundo); UNISC (Santa Cruz do Sul)
Santa Catarina: UDESC (São Bento do Sul); IFSC; Senai de Joinville e de Brusque; CET Blumenal; FATEC Jaraguá do Sul; Unerj