Topo
pesquisar
Em 18/08/2008 17h12, atualizado em 21/09/2017 11h42

Enfermagem

Guia de Profissões

Enfermeiro é responsável pelo bem estar do paciente e auxilia médicos nos mais diversos tipos de tratamentos. Por Marla Rodrigues
O enfermeiro é responsável pelo bem-estar do paciente
O enfermeiro é responsável pelo bem-estar do paciente
PUBLICIDADE

A Enfermagem é uma função vital na área médica, atuando como um elo entre os pacientes, os familiares e os médicos. O enfermeiro trabalha em todos os setores do hospital, desde a pediatria neonatal até a UTI, passando pela psiquiatria, maternidade e cardiologia.

Esse profissional é responsável pela qualidade de vida do paciente, além de coletar dados sobre o seu estado de saúde com o propósito de ajudar a estabelecer o diagnóstico. Ele também responde pela administração dos medicamentos, alimentação, higiene, aplicação de curativos e orientação do paciente.

Curso

A grade curricular do curso de Enfermagem tem disciplinas como biologia, anatomia, histologia, microbiologia e imunologia, bioquímica, fisiologia, patologia, farmacologia, políticas de saúde, estatística, parasitologia, sociologia da saúde, antropologia da saúde, epidemiologia, nutrição, genética humana, biofísica, gerontologia, medicina legal. A duração do curso é de 5 anos.

O curso de Enfermagem exige do estudante um período de estágio supervisionado, com uma carga mínima de 800 horas. Por isso, as faculdades de Enfermagem possuem convênios com Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e escolas de educação e saúde.

Mercado de trabalho

Enfermeiros também podem atuar na área de saúde coletiva, promovendo campanhas de prevenção e tratamento correto de doenças, sobretudo aquelas organizadas pelo governo.

Por causa do excesso de profissionais nesta área, os enfermeiros precisaram encontrar setores alternativos. Hoje existem empresas de produtos hospitalares que contratam enfermeiros para apresentar as novidades para outros enfermeiros e dar-lhes treinamento.

Também há muitas vagas para instituições especializadas em 3ª idade, como clínicas, hospitais e casas de repouso. A especialização em Gerontologia é uma boa opção para enfermeiros em busca de uma melhor remuneração, principalmente se se dirigirem para o interior.

O salário de enfermeiro varia conforme a função que o profissional deve ocupar. Um Enfermeiro que atua na área de Estomaterapia, por exemplo, recebe salário méio de R$ 2,5 mil, mas esse valor pode chegar a R$ 4 mil se a função for para a área de Nefrologia.

Faculdades

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: Uniceub, UCB.
Goiás: UEG, UCG, UFG, Unip.
Mato Grosso: Unemat, UFMT.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS.

Região Nordeste
Alagoas: Ufal, UNCISAL
Bahia: Uefs, Uneb, UFBA, UCSal, Uesb, UFRB.
Ceará: Uece, UFC, UVA.
Maranhão: Uema, UFMA, Uniceuma.
Paraíba: UFCG, UEPB, UFPB.
Pernambuco: UFPE, UPE.
Piauí: UESPI, UFPI.
Rio Grande do Norte: Uern, UFRN.
Sergipe: UFS.

Região Norte
Acre: Ufac.
Amazonas: Ufam, UEA.
Amapá: Unifap.
Pará: Uepa, UFPA.
Rondônia: Unir.
Roraima: UFRR.
Tocantins: Unirg.

Região Sudeste
Espírito Santo: UFES, UVV.
Minas Gerais: Unifal, PUC-MG, UFMG, Uni-BH, UFVJM, UEMG, UFJF, Unimontes, UFTM, UFU.
Rio de Janeiro: Estácio, UniRio, UFF, UFRJ, Uerj, Universo.
São Paulo: PUC-Campinas, Unicamp, UFSCar, Anhembi Morumbi, PUC-SP, USP, FCMSCSP, Unip.

Região Sul
Paraná: PUC-PR, UFPR, UEL, UEM, UEPG.
Rio Grande do Sul: Ulbra, Feevale, UFPel, PUC-RS, UFRGS, Furg, UFSM.
Santa Catarina: Furb, Udesc, UFSC, Unoesc.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola