Prova Amarela - Questão 52

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.



De acordo com as informações acima,

a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.

b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.

c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.

d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.

e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

Gabarito: C

Resolução:

a) (falso) – Incorreto, pois o genoma de uma espécie inclui não apenas os genes, como também todo o seguimento ativo (eucromatina) e inativo (heterocromatina) das moléculas que formam o DNA.

b) (falso) – A produção das proteínas esta diretamente condicionada à molécula de DNA.

d) (falso) – Incorreto, pois sendo o homem o organismo mais complexo nesta listagem, o seu tamanho genômico inferior ao do arroz, apresenta um maior número de proteínas descritas do que as sintetizadas pelo arroz.

e) (falso) – Incorreto, visto que o arroz é vegetal e não um animal vertebrado.

A correta: c) Comparando o tamanho estimado do genoma de cada uma das espécies, com a respectiva tradução em proteínas, é possível verificar que não há proporcionalidade entre os dois aspectos analisados, tendo como referencia a disparidade entre a espécie Oryza sativa (arroz) e Homo sapiens (homem).