Topo
pesquisar
Em 19/05/2017 00h01, atualizado em 19/05/2017 11h35

Enem 2017 recebe inscrições até hoje (19)

Notícias

Estudantes têm até as 23h59 para se inscreverem. A taxa é de R$ 82 e deve ser paga até 24 de maio. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegam ao fim às 23h59 desta sexta-feira, 19 de maio. Os participantes têm que pagar a taxa de R$ 82 até a próxima quarta-feira, dia 24, em qualquer agência bancária ou pela internet.

Faça sua inscrição no Enem 2017

As inscrições do Enem 2017 só são confirmadas após o registro do pagamento da taxa ou concessão da isenção. O prazo para confirmação pode demorar até cinco dias, já que o banco precisa repassar a informação de que o valor foi pago para o sistema do Inep. 

A taxa pode ser paga em qualquer agência bancária, internet banking, agência dos Correios que tenha o serviço de Banco Postal e casas lotéricas. O Inep recomenda que o candidato não deixe para a última hora para evitar imprevistos na compensação bancária. Guarde o comprovante de pagamento para maior segurança. 

Os candidatos que já se inscreveram e desejam mudar algum dado precisam ficar atentos, pois as alterações só serão possíveis até às 23h59 desta sexta-feira (19). 

Isenção

Grande parte dos participantes têm o direito à isenção da taxa. Com as mudanças nos critérios de concessão do benefício, a gratuidade é dada nas seguintes situações:

Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas Quem está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública tem isenção automática dada pelo sistema
Participantes que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013: Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): Estudantes terão que informar o Número de Identificação Social (NIS) na inscrição. O sistema pesquisará o cadastro do candidato verá se ele se enquadra nos critérios de baixa renda.

Se você fez a inscrição no CadÚnico nos últimos dias e não tem o Número de Identificação Social (NIS), pode marcar a opção da isenção pelo Cadastro, amparado pelo Decreto, e informar que não possui o NIS, justificando o motivo. O próprio site orienta o participante conforme a opção assinalada. 

Passos da inscrição

A inscrição conta com diversas etapas, sendo muito importante o preenchimento correto do questionário socioeconômico (principalmente se você deseja pedir isenção) e os dados escolares. Confira aqui 9 passos de como se inscrever no Enem 2017

Se você deseja ser tratado pelo nome social, saiba que é preciso se inscrever com o nome que está em sua certidão de nascimento, primeiramente. O uso do nome social deverá ser solicitado entre 29 de maio e 4 de junho. 

Menos inscritos

O Enem 2017 chegou aos 6,1 milhões de inscritos às 11h de hoje, quantidade inferior aos quase 6,9 milhões registrados na noite do penúltimo dia de inscrições do Enem 2016.

A edição de 2017 tem, até o momento, o menor número de inscrições feitas desde 2011. Confira abaixo o número de inscrições não confirmadas do Enem de 2011 a 2016:

Enem 2016 9,2 milhões
Enem 2015 8,4 milhões
Enem 2014 9,4 milhões (recorde)
Enem 2013 7,1 milhões
Enem 2012 6,4 milhões
Enem 2011 6,2 milhões

 

Aplicativo

Aplicativo oficial do Enem 2017 já está disponível

O Aplicativo Oficial do Enem 2017 já está disponível para Android e iOS. A ferramenta permite ao participante o acompanhamento da inscrição, das notícias e demais dados do exame e das novidades que forem divulgadas nas próximas etapas previstas no cronograma. 

Este é o primeiro ano em que pais, professores, jornalistas e sociedade em geral poderão usar o aplicativo oficial do Enem 2017. Para tais pessoas, não há a necessidade de login e o acesso é liberado para dados como cronograma e notícias do exame. 

Mudanças

A maior novidade do Enem 2017 é a mudança das provas de apenas um fim de semana para dois domingos consecutivos. A decisão foi tomada com base em uma consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC). 

As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Como no ano passado, os portões serão fechados às 13h e o exame terá início às 13h30. 

Outra alteração foi a divisão das áreas de conhecimento. O primeiro domingo terá 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e uma Redação, enquanto o segundo contará com outras 90 sobre Ciências da Natureza e Matemática. 

Como usar o Enem?

O Enem 2017 pode ser usado para algumas finalidades. Confira:

=> Entrar em universidades públicas: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) usa a nota do Enem para a seleção de estudantes para universidades públicas e institutos federais;

=> Substituir o Vestibular: algumas instituições públicas e particulares usam o Enem para substituir seus vestibulares ou como parte de suas seleções;

=> Bolsas de estudos e financiamento estudantil: o Programa Universidade Para Todos (ProUni) usa o Enem para a concessão de bolsas de estudos de 50% e 100% em faculdades particulares, enquanto o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) utiliza o exame para financiar mensalidades de cursos superiores;

=> Estudar no exterior: Diversas instituições portuguesas fizeram acordo com o Inep para utilizar as notas do Enem como seleção para brasileiros

A certificação do ensino médio pelo Enem deixou de valer em 2017. Os certificados serão fornecidos a partir da avaliação do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Estude no Brasil Escola

Você já pode se preparar para o Enem 2017 no Brasil Escola! Acesse dicas, videoaulas, simulados e correções de edições anteriores

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola