Topo
pesquisar
Em 08/05/2017 12h07, atualizado em 08/05/2017 12h36

Enem 2017: 9 passos para realizar a inscrição

Notícias

O prazo de inscrições segue aberto até dia 19 de maio, veja como se inscrever. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram abertas nesta segunda-feira, dia 8 de maio. Todo o procedimento é feito pela internet e os estudantes devem se inscrever até o próximo dia 19.

Inscreva-se para o Enem 2017

Podem se inscrever para o exame estudantes matriculados no ensino médio ou que já concluíram. Para efetivar a participação no Enem, no momento da inscrição os interessados devem estar de posse de informações importantes, como os números do CPF, RG e CEP, além de algumas informações do grupo familiar.

1. Login

A primeira tela que os candidatos devem preencher pede duas informações: CPF e data de nascimento. As informações são usadas para validar o acesso do estudante à área de inscrição do exame. Logo abaixo, é necessário selecionar a figura, conforme o informado no texto. Ao clicar em enviar, o participante é levado para uma nova página.

2. Informações pessoais

Com base no CPF do estudante, o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem acesso ao nome completo do participante e da mãe. A partir de então é necessário completar com outras informações, como sexo, raça ou cor, estado civil, naturalidade e endereço.

Alguns participantes têm dúvida em relação à cor parda. Essa opção deve ser marcada se o estudante for filho de pais de diferentes raças/cores, como branco com negro, branco com índio ou negro com índio.

Clique na imagem para ampliar

3. Antedimento específico e especializado

Em seguida, o participante é direcionado para dois formulários, por meio dos quais pode solicitar atendimentos diferenciados nos dias das provas do Enem 2017. No primeiro, é possível que candidatos deficientes solicitem atendimento especializado, como prova ampliada, tradutor-intérprete de libras, transcritor e sala de fácil acesso.

Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Depois de confirmada as inscrições, o participante travesti ou transexual também poderá solicitar esse tipo de atendimento, informando o nome social pelo qual deseja ser tratado, entre os dias 29 de maio e 4 de junho.

Clique na imagem para ampliar

4. Confirmação de dados

Antes de passar para o próximo passo, o sistema abre uma página com todas as informações prestadas até o momento, a fim de que o participante confirme seus dados.

Clique na imagem para ampliar

5. Provas

No próximo formulário o estudante deverá optar pela Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol. É necessário informar, ainda, o estado e a cidade em que deseja realizar a prova. Essas informações não poderão ser alteradas após o fim das inscrições no Enem.

Clique na imagem para ampliar

A tela seguinte pede a confirmação dessas duas últimas informações.

Clique na imagem para ampliar

6. Informações do ensino médio

O participante deve selecionar também a opção que representa sua situação de conclusão do ensino médio. Caso tenha terminado, é necessário informar o ano em foi finalizada a etapa.

Clique na imagem para ampliar

Os estudantes que não estão em vias de concluir o ensino médio em 2017 são considerados treineiros no Enem. A partir desta edição, os participantes com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio não poderão mais obter a Certificação usando as notas do Enem. Eles podem fazer o Enem, mas só poderão usar as notas para ingresso no ensino superior se forem aprovados no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

7. Questionário Socioeconômico

O último passo para inscrição é o preenchimento de um formulário socioeconômico sobre o grupo familiar do participante. Nesse o formulário, o estudante dará informações sobre a renda e bens da família. Esses dados são para a elaboração de estatísticas sobre os participantes e cruzamento de dados para a concessão de isenção de taxa.

Clique na imagem para ampliar

8. Taxa de inscrição

Quase no final do cadastro, os estudantes devem gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 82, que deve ser paga até dia 24 de maio nas agências bancárias ou lotéricas. Nessa etapa da inscrição é possível ainda solicitar a isenção na taxa de inscrição do Enem. Para isso será necessário informar a condição na qual o estudante se encaixa e, conforme o caso, informar também o número do CadÚnico.

Clique na imagem para ampliar

Há três situações em que o participante não precisa pagar a taxa de inscrição do Enem. Saiba mais aqui.

9. Inscrição Concluída

Por fim, é necessário cadastrar uma senha para acessar a página do participante. Depois disso o sistema gera um comprovante de inscrição com todas as informações prestadas. Os dados ficam disponíveis e alguns deles podem ser alterados até o fim do prazo de inscrições, como opção de língua estrangeira e local de provas.

Clique na imagem para ampliar

Estude com o Brasil Escola!

O próximo passo é se preparar para as provas, por isso veja as nossas dicas de estudos para o Enem e também as principais informações sobre os eventos relacionados ao exame. Você pode conferir aindas as provas e os gabritos de edições anteriores do Enem.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola