Projeto Aprender

Cursinho do ICMC da USP, em São Carlos, prepara estudantes de escolas públicas para vestibulares
Por Lorraine Vilela Campos

Aulas do Projeto Aprender são realizadas no ICMC da USP / Créditos: Henrique Fontes - ICMC USP
Aulas do Projeto Aprender são realizadas no ICMC da USP / Créditos: Henrique Fontes - ICMC USP
Crédito da Imagem: Henrique Fontes - ICMC USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Projeto Aprender é um cursinho pré-vestibular gratuito que atende estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Carlos (SP). Ele é uma iniciativa do Rotaract com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Univeristária do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP). 

O Rotaract é um programa do Rotary Club que tem como objetivo principal o desenvolvimento social. Em São Carlos, o projeto foi criado em 2012 e conta com 16 jovens e adultos, entre 18 e 30 anos, os quais são estudantes e profissionais que atuam em iniciativas de inclusão das camadas mais pobres. 

Inscrição e seleção

As inscrições são feitas no mês de janeiro, exclusivamente por formulário online. Já a seleção é constituída de duas fases. A primeira é composta por uma prova com questões de Português e Matemática. Os classificados participam da segunda, a qual conta com entrevistas individuais com os candidatos. 

O número de vagas é limitado e varia conforme o ano. O projeto convoca os aprovados dentro do limite de oportunidades e publica a lista de espera para eventuais chamadas posteriores. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

O foco do Projeto Aprender são os vestibulares da USP (Fuvest), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

O cursinho tem início em fevereiro e prossegue até as vésperas dos vestibulares paulistas. O programa conta com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, além de atividades esporádicas aos sábados. O projeto é realizado no ICMC da USP São Carlos.

O projeto é ministrado por estudantes da USP e da UFSCar, que atuam de forma voluntária. O conteúdo é composto por disciplinas do ensino médio e o foco são os vestibulares de universidades públicas de São Paulo. 

Projeto Aprender
Endereço: ICMC USP - Av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro - São Carlos/SP
E-mail: aprender@rotaractbandeirantes.org
Site: icmc.usp.br/e/32516
Facebook do Projeto Aprender