Pré-Vestibular Municipal de Belém

Criado em 2015, o Pré-Vestibular da Prefeitura de Belém contempla cerca de 600 estudantes por ano.
Por Wanja Borges

Aulas acontecem nos três períodos, no centro da cidade.
Aulas acontecem nos três períodos, no centro da cidade.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Belém criou, em 2015, o primeiro cursinho gratuito da região. Ministrado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), o Pré-Vestibular Municipal de Belém oferece, anualmente, 600 vagas para as três turmas de Extensivo.

O projeto é exclusivo para candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudos de 100% e que residam no município de Belém. Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública da região também podem se candidatar às oportunidades oferecidas. 

Processo Seletivo

A seleção é realizada conforme a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou na segunda etapa do Programa de Ingresso Seriado (Prise) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Os interessados, que se enquadrarem nos pré-requisitos, deverão se inscrever pela internet, exclusivamente, e sem qualquer custo.

Os 300 primeiros colocados de cada turno, sendo 200 pré-classificados e 100 de cadastro de reserva, deverão entregar as cópias do RG, CPF, comprovantes de endereço, renda e escolaridade e resultados do Enem/Prise na sede do cursinho. Eles precisam apresentar, ainda, o código do pedido de inscrição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas são gratuitas e acontecem de segunda a sexta-feira, em três opções de horário: das 7h30 às 12h50 e das 13h30 às 18h50, com intervalo de 20 minutos, e das 19h às 22h45, sem intervalo. Normalmente, as aulas têm início em maio e seguem até o dia que antecede o último vestibular das instituições públicas em Belém, como UEPA, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Instituto Federal do Pará (IFPA). Os alunos devem apresentar assiduidade mínima mensal de 75% e desempenho satisfatório nos simulados, sob risco de perderem suas vagas.

O prédio onde funciona o cursinho está localizado no centro da cidade, no Bairro de Nazaré. Além de três salas climatizadas e estruturadas com recursos multimídias, o espaço conta com biblioteca, laboratório de informática, lanchonete e ambientes adaptados para Pessoas com Necessidades Especiais. O objetivo é criar outros seis polos de ensino, inclusive em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.

Pré-Vestibular Municipal de Belém
Endereço:
Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 952, Nazaré, Belém/PA
Facebook
Site: www.belem.pa.gov.br/prevestibular
E-mail: prevestibularmunicipaldebelem@hotmail.com
Telefone: (91) 3283-4872