UFAL

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) possui um Programa para Ações Afirmativas destinado aos candidatos afrodescendentes, oriundos exclusivamente de ensino médio público. A cada vestibular são reservados 20% das vagas a estes candidatos. Dentro desta reserva, 60% das carteiras são destinadas às mulheres e 40% aos homens.

Para concorrer pelo sistema de cotas, o vestibulando precisa marcar a opção “Cota Afro”, no ato de inscrição. O candidato que fizer esta opção estará automaticamente declarando-se negro ou pardo, conforme a metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas pesquisas do censo populacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A UFAL também aplica um sistema de bônus, porém sem reserva de vagas, para candidatos inscritos em qualquer um dos cursos de graduação ofertados pelos campi de Arapiraca ou Sertão, desde que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino médio em escolas localizadas no interior do Estado de Alagoas. Em caso afirmativo, o bônus é de 10% na média final do vestibular.