Comentário Redação Fuvest 2012

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

redação fuvest 2012

Comentário

A redação Fuvest 2012 com o tema “Participação política: indispensável ou superada?”, esperava que candidato percebesse que a pergunta, relacionada ao conceito principal, norteava a discussão que deveria ser estabelecida em um texto do gênero dissertativo. Desta forma, o candidato deveria posicionar-se diante das informações, conceitos e reflexões presentes nos textos de apoio para argumentar sobre fatos, acontecimentos, relações que apontassem a presença marcante da política ou a ausência dela, seja com ênfase no mundo contemporâneo ou sob a análise de um processo histórico.

A coletânea de textos deste ano focava, em maior ou menor medida , a existência, a necessidade, a importância da política e, em alguns trechos, as limitações desta. O texto 1, adaptado de Aristóteles, reforça a relação entre a ciência política e demais ciências na estruturação benéfica da polis, da cidade. O texto 2, adaptado de Cortella, relacionava o termo “idiota”, em uma perspectiva histórica, àqueles que não se envolvem com a vida pública, portanto, referem-se aos que preocupados com si próprios não consideram a política como algo imprescindível.

O poema presente no texto 3, de Wislawa Szymborska, enfatiza, através de uma linguagem poética, a onipresença da política na vida das pessoas, retratada a partir da observação do eu –lírico em todos os tempos, em todos os momentos cotidianos – individuais ou coletivos.

Já o texto 4, por meio de um texto crítico, ressalta a transformação das instituições vigentes, bem como o papel delas em relação à política, percebendo, nesta análise, que aqueles que antes detinham o poder da política, como partidos políticos, parlamentos, governos, foram substituídos por instituições, por exemplo daquelas representativas do mercado financeiro. Segundo o autor, esta alteração, considerada por ele não sustentável, seria um dos motivos para a falta de interesse da população com o processo político atual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Finalmente, o texto 5, uma tirinha de Adão, intitulada “Mundo Mostro”, de forma irônica, relaciona claramente a falta de interesse pela política à ignorância da população, representada pelas falas dos personagens.

A leitura atenta dos textos, portanto, fornecia aos candidatos informações primordiais, sobretudo, sobre a existência da política. Desta forma, o aluno considerando este conceito, poderia relacionar fatos atuais de mobilização política no mundo atual refletindo sobre seus efeitos (positivos ou negativos) , respondendo, assim, a questão sobre a superação da participação política e/ou sua presença indispensável.

A proposta manteve o formato clássico da Fuvest, inclusive mantendo o gênero dissertativo e os tipos de textos apresentados na coletânea e um tema conceitual e filosófico. Porém, trouxe uma discussão mais real e próxima dos alunos, afastando-se dos temas muito subjetivos que normalmente aborda. A estruturação da proposta a partir de uma pergunta repete o formato do ano anterior, contribuindo para a discussão do aluno diante da questão central.