A lei penal que diz repeito a maioridade precisa sofrer mudanças urgentes para se adequar a realidade, pois a impunidade tem incentivado o crime, além disso, se os jovens e adolescentes podem fazer escolhas importantes que valem para o futuro, por que não responder pelos seus atos criminosos?
É notório que a impunidade cria uma sensação de segurança para o infrator ou criminoso. Isto é comprovado diariamente pela mídia, como por exemplo, os constantes escândalos de corrupção envolvendo políticos, policiais, além dos que ocorrem no serviço público e presídios. Da mesma forma, os jovens entram no crime cada vez mais cedo, sabendo que a lei os protege. Fato este verificado diversas vezes quando um traficante utiliza esses adolescentes para tais práticas.
Por outro lado, há aqueles que são contra essa mudança, alegando que o adolescente está em formação e, por isso, não tem condições de discernir as consequências dos seus atos. Como não pode? Então deve-se proibir o voto facultativo antes dos 18 anos, também de prestar vestibular para iniciar uma faculdade, pois como ele está autorizado a decidir pelo futuro do país e o seu, se não pode responder criminalmente?
Outros questionam a super lotação nos presídios.Quanto a essa questão, o governo precisa investir mais em infraestrutura. O que não pode acontecer são pessoas inocentes serem vítimas constantes desses criminosos.
Portanto, a necessidade de mudança na lei da maioridade penal é urgente, a fim de que o criminoso receba o tratamento devido e o cidadão de bem mais segurança.
Comentários do corretor
Trabalhe melhor as soluções para o problema em questão. Utilize críticas/irônias para o melhor convencimento do leitor acerca de seu ponto de vista
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |