Brasil, país da fome, do subdesenvolvimento econômico, do massacre a cidadãos inocentes e por extensão da corrupção. À medida que os anos se passam[vírgula] os velhos problemas continuam sem solução, com [como] bem alertou o historiador Silvio Romero em sua História da Literatura Brasileira (e isso há cem anos!). Se até o presente momento não houve nenhuma ação popular [vírgula] se deve, [ sem vírgula] a ignorância e a índole pacífica, dos mesmo que ajudam a perpetuar o “status quo”.
Diante do exposto, a honestidade, competência e não corrupção soam como anti-natural em um país em que o “Jeitinho Brasileiro” é tido como lema de muitos políticos. Apesar de lamentável [vírgula] isso é o que realmente acontece no Brasil, um país de impunidades, no qual o dinheiro é mais valorizado do que a ética e a moral.
Entretanto, cabe destacar, que os próprios cidadãos contribuem para que tal fato continue a grassar pelo país. Não raro que se houvesse uma maior cobrança por parte desses que almejam um mundo melhor, é indubitável que relatos de corrupção estariam apenas na lembrança do cidadão brasileiro.
Torna-se necessário, então, abandonar “aquela velha opinião formada sobre tudo” com o cantou Raul Seixas, para que os corruptos sejam penalizados por seus atos e quiçá se alcance o “Admirável Mundo Novo”, de Huxley, um lugar no qual todos são iguais, sem guerras, honestos, onde a corrupção não existe .
Comentários do corretor
Você soube mobilizar algumas vozes que corroboram com seu ponto de vista sobre o tema. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não comprometer a construção de sentido de sua produção e explore o recorte temático a ponto de extrapolar o senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |