A crise política e econômica as quais a qual o Brasil está vivendo é um sinal claro que mudanças precisam ser feitas, (Sem vírgula) para que o país tenha um futuro mais próspero e igualitário para a sua população. Logo, pensar em reformas nos diversos setores que circundam a economia como: política partidária, previdência , saúde, educação, segurança pública, regulamentação da mídia e entre outros. (Vírgula) são pontos que poderiam auxiliar na retirada do Brasil dessa crise. Porém , é de suma importância pensar nessa reforma de modo interdisciplinar e holístico, já que trata-se de pontos que abrangem diversos setores e classes econômicas do país. (Reestruture as ideias, pois está confuso)
A reforma trabalhista , por exemplo, no modelo que foi proposta, apresenta sinais de que a mesma (Use somente no sentido de igual) não foi pensada para melhorar a situação dos trabalhadores, já que os pontos alterados enfraquecem a situação desses, como: diminuição do tempo de almoço para 30 minutos, grávidas poderão trabalhar em ambientes insalúbres, o trajeto da casa ao trabalho não será mais computado como horário de trabalho e terceirização, (Sem vírgula) que representa , em suma , trabalhar mais e receber um valor menor por isso, por exemplo.
Portanto, partindo desse ponto de vista, (Sem vírgula) é possível notar que após a reforma ser outorgada os trabalhadores serão expostos a uma legislação que parece querer proteger o empresariado em detrimento do trabalhador; situação contrária a qual o Estado deveria trabalhar. (Desenvolvimento limitado)
Assim como, (Sem vírgula) um mecanismo utilizado durante décadas para auxiliar o trabalhador durante a luta por direitos, que é o sindicato, será ainda mais enfraquecido, já que o imposto sindical passou a ser facultativo . Então ao tornar os sindicatos mais fracos e menos participativos farão com que um outro ponto da reforma que é " negociado sobre o legislado " ganhe mais força. Ou seja, negociação feitas por meio de pressão do empregador, (Sem vírgula) diante de empregados que temem perder o emprego terá um desfecho não muito favorável ao proletariado, já que esse é a parte mais fraca nessa situação (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto).
Logo, apesar da urgência das reformas, pensá-las apenas através de um viés não é um meio de resolver a crise instalada no país, já que é necessário dividir de modo proporcional as responsabilidades por essa situação, assim como procurar meios para melhorar a vida do trabalhador e não tornar a relação trabalhador empresariado mais frágil. (Apresente a proposta de intervenção. Reformule)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e articule as ideias apresentadas no texto, uma vez que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |