Foi a partir da Segunda Guerra Mundial que muitos refugiados iniciaram suas lutas e buscas pela sobrevivência. (Ponto final) pois, (Sem vírgula) os mesmos (Só use os mesmos no sentido de igual) arriscam suas vidas em mares e estradas com o intuito de fugir das guerras, tragédias e da violência em seus países de origem. Nesse sentido, faz – se necessário que haja o acolhimento e a proteção dos mesmos que chegam em outras localidades com a esperança de encontrar paz.
Em consequência disso vê - se, a todo instante (Vírgula) mortes de imigrantes na tentativa de fuga. (Vírgula) visto que, (Sem vírgula) há a superlotação nos meios de transporte, principalmente botes e barcos, o que ocasiona acidentes fatais. Logo, percebe – se que a vontade de buscar uma melhoria na qualidade de vida é maior que o medo de não chegar com vida onde se almeja. (Discussão limitada)
Outro fator que preocupa é a xenofobia, (Sem vírgula) que atormenta a vida dos refugiados. (Vírgula) pois, (Sem vírgula) muitos sofrem preconceito e são humilhados perante os nacionalizados, (Sem vírgula) que repudiam imigrantes. Portanto, é preciso que a conscientização seja feita em escolas por professores ou outros palestrantes e campanhas midiáticas com o intuito de informar sobre o motivo das imigrações.
Dado o exposto, observa – se que o motivo com que os imigrantes vão a outros países é a tentativa de sobreviver em relação aos desastres políticos e sociais que ocorrem em suas origens. Porém, ao chegarem em novas terras (Vírgula) muitas vezes (Vírgula) sofrem discriminação e preconceito, pelo simples fato de buscar a paz e uma nova vida. Dessa forma, é necessário que, (Sem vírgula) os refugiados sejam legalizados nos países que chegarem, haja campanhas midiáticas informando a importância do acolhimento, palestras e escolas e em locais públicos, pondo em prática todos os seus direitos como cidadão, os mesmos possuem segundo a constituição.
Comentários do corretor
Reveja coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido no texto. Além disso, faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |