- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 15/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O termo refugiado não é novo em nosso cotidiano, pois sua análise ganhou enorme destaque nas grandes Guerras Mundiais, onde as pessoas requeriam asilo para fugir daquele (Qual?) ambiente de conflito. Já em uma análise atual essa tratativa (Procure outro termo para estabelecer o sentido) ainda persiste, com ênfase principal na xenofobia, ou seja, o preconceito de determinada sociedade  a um estrangeiro.

Grande parte dos países (Quais? Dê exemplos) apresentam conflitos externos e internos, (Sem vírgula) por diversos motivos;(Ponto final) Os principais são: intolerância religiosa, racismo e intolerância cultural. Podem-se mencionar os conflitos existentes nos países muçulmanos, tendo como destaque a Síria que praticamente não tem um Governo, pois as guerras civis e os grupos extremistas como o estado islâmico, (Sem vírgula) aproveitaram a fragilidade dessas Nações e destruíram o país deixando a população local sem condições de viverem dignamente suas vidas. Com isso, muitas pessoas acabaram fugindo para outros países em busca de asilo, mas essa busca não passa de um mero desafio.

Por melhores condições de vida e de emprego, com intuito também de fugir desses conflitos (Vírgula) o número de pedidos de asilo teve uma enorme crescente. E quando o asilo é concedido os estrangeiros sentem dificuldades de se integrar na sociedade, tanto por falta de fomento do Governo, como por preconceitos. O principal se ate (?) no medo da queda no número de empregos com a chegada de novos habitantes.

Já os que não conseguem asilo acabam aglutinados em centros de concentração. E nesses lugares recebem ajuda das Organizações Internacionais, todavia, o apoio que é fornecido não é suficiente, dessa forma esses indivíduos passam por dificuldades ferindo ao extremo a Declaração Universal dos Direito Humanos.

Portanto, apesar do apoio que e dado aos refugiados concedendo-lhes abrigo, os Governos não planejam uma diretriz para integrá-los a sociedade. Diante desse contexto, faz-se necessário um planejamento antes de abrigar os estrangeiros, como por exemplo: (Vírgula) ajuda financeira para começarem uma nova vida e a criação de um estatuto com intuito de igualar os direitos pertinentes no país, e também a vedação dos centros de concentração e para que isso ocorra (Problemas na construção de sentido) os países do mundo devem ser mais solidários adotando políticas que incentivam a imigração. (Tipo de construção clichê)




 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso reveja, também, coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita.  


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200