Há exatos 34 anos o Brasil foi o palco de um dos manifestos de maior participação dos cidadãos, onde no qual pediam “diretas já” visando a pressionar o governo a acabar com a repressão da ditadura (Ponto final) Infelizmente (Vírgula) não se obteve o que cogitavam, (Sem vírgula, use o ponto final) No momento (Vírgula) o país reencontra-se com os mesmos problemas anteriores. Nesse sentido, manifestar é importante sim.
O problema do cidadão de não entender a sua efetiva participação nas escolhas do país é o que torna os movimentos frágeis à visão de uma sociedade, pois onde existem partidários esquerdistas e partidários de direitas onde em que ideias que não se abraçam enfraquece a comunhão de um todo. Porém, a politicagem não é atual (Vírgula) isso já se antecede há anos e desde muito tempo o povo mostra-se uma insatisfação com a ilusória imparcialidade de seus administradores.
Ao buscar melhorias e gerar movimentos é comprometer-se verdadeiramente com a causa, afinal se não houvesse a “pressão” do povo no ano de 1983 a Emenda Constitucional Dantas de Oliveira não teria ido a voto na Câmara dos Deputados, Emenda no qual tinha o objetivo de reestabelecer eleições diretas para presidente e vice-presidente.
Portanto, é de suma importância à a participação de todos para haver transformações e que seja encarado destemidamente tudo que estar está por vir, (Ponto final) Revolução e democracia (Dois pontos) palavras que devem andar juntas (Vírgula) em duas vias diferentes (Por quê? Como assim? Explique essa ideia), mas com um mesmo objetivo. Que a sociedade abrace os mesmo desejos de mudanças e novas perspectivas. Então vos digo “Diretas já!”.
Comentários do corretor
Apresente mais, no parágrafo de introdução, o que será discutido, pois está bem superficial.
Elabore um projeto de texto, visto que há problemas na progressão de sentido.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |