O sistema de democracia, criado por Clistenes, em Atenas, representou o direito dos cidadãos ante a vida pública da polis, sendo assim, cabia aos mesmos, diretamente, acordarem sobre o melhor para todos. Já atualmente, no Brasil, pela grandiosidade da população, (Sem vírgula) se tornou mais viável a escolha, (Sem vírgula) através do voto universal, (Sem vírgula) de representantes políticos para administrar a sociedade. Contudo, no poder, inúmeros são aqueles que se corrompem e não se encontram mais comprometidos com o povo, realidade problemática, mas que através de exemplos históricos e pelo livre direito de expressão, este último assegurado pela Constituição, podem ser solucionados através dos movimentos sociais. No entanto, é perceptível a dificuldade de realizar estes atos no país, já que o grande anseio pelo novo, (Sem vírgula) acaba dispersando as manifestações.
A manifestação popular, ao longo dos séculos, reflete não só os anseios por uma sociedade mais justa, como também reivindica os direitos destes cidadãos por um governo que realmente os represente. Como por exemplo, a primavera árabe, no Oriente Médio, onde inúmeros civis saíram as ruas apoiando a derrubada de governos ditatoriais (Vírgula) e o movimento das “Diretas já “, no Brasil, o qual lutava pela volta das eleições diretas, movimentos que demonstram a importância social para a mudança ante as crises politicas.
Ademais, qualquer indivíduo, de acordo com o art. 5 da Constituição Brasileira de 1988, possui liberdade de expressão, a qual pode movimentar outras pessoas e assim tornar-se revolucionária, exemplo ao socialismo real de Karl Mark e o estabelecimento da URSS. Todavia, os dias atuais , no Brasil, apesar das reivindicações por melhores profissionais no legislativo e a maior efetividade deste poder, os movimentos perdem força, isto, justificado pelas pautas desorganizadas que são apresentadas, como por exemplo o movimento de 2013, o qual se iniciou com o pedido da diminuição do preço das tarifas do transporte público e que, durante o processo, (Sem vírgula) ampliou seus pedidos como o fim da corrupção, a liberdade, entre outros, e assim pela pouca clareza daquilo que exatamente era almejado, não atingiu o seu objetivo.
É perceptível a grande importância dos movimentos sociais para solucionar crises politicas, (Sem vírgula) advindo dos exemplos da história e também do direito de expressão e liberdade do povo. Entretanto, se observa a dificuldade, nos dias atuais brasileiros, para a realização de manifestações que possuam objetivos claros. Sendo assim, é essencial, através de aulas de sociologia, esclarecer a população sobre o significado dessas organizações sociais, como também explicar que esta dominação só é dada se a mesma atende a um único alvo. Outrossim, é primordial, (Sem vírgula) organizá-las democraticamente, (Sem vírgula) em reuniões ou grupos nas redes sociais, onde, por meio de debates, os manifestantes convirjam a uma mesma finalidade. E ainda, cabe aos cidadãos, sempre permanecerem atentos aos projetos legislativos, a fim de que, (Sem vírgula) estes movimentos sejam apenas uma medida de emergência.
Comentários do corretor
Organize as ideias presentes no desenvolvimento elaborando um projeto de texto que, por exemplo, garantirá a coerência das ideias apresentadas.
Reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentatiivo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |