O nosso país vive, atualmente, uma de suas piores crises políticas da sua história, cujo rastilho deu-se em 2013 com as manifestações pelos R$ 0,20 centavos de passagem de ônibus. Escândalos de corrupção no setor público e em estatais a nível mundial. Empresários corporativistas e uma crise ética na nação brasileira enorme. (Apresente a tese. Apresente mais informações no parágrafo de introdução)
É comum uma sociedade passar por ciclos, (Ponnto final) Isso é evidente na história da raça humana, assim como o Adam Smith, em "A Riqueza das Nações"; (Vírgula) evidenciou sobre como a humanidade em suas civilizações, não importa quão magníficas sejam, estão condenadas a decair e ruir.
No Brasil, essas "transformações" sempre foram registradas com algum fator ou fatores que, nitidamente, se tornaram estopim de acontecidos desde 1930, com a crise política nesse período. O que fica claro, é como o fator maior, digamos assim, ganha destaque de como os fragmentos se tornam o conjunto dos problemas instaurados, que é a informação.
Com as manifestações populares de 1980, 2013 e 2017, pudemos perceber as mudanças que houveram e a importância das mesmas. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ciência Política, Leonardo Avritzer, foi perceptível a diferença das reivindicações populares de 80 para 2013, já que, (Sem vírgula) antes buscava-se a democracia e agora as exigências democráticas de outro. Em 2017 tudo mudou, é pudemos perceber possível como a informação é algo crucial para qualquer tipo de protestações na sociedade; (Ponto final) Conforme o cientista político, Gláucio Soares - "Antes, lutavam pela redução das tarifas de ônibus, e muitos nem se beneficiariam com isso. Havia até uma certa pureza. Agora, o movimento mudou. Os participantes são diferentes, os objetivos e os métodos são diferentes."
Podemos perceber a mudança quando se a informação é determinante na forma de querer mudar ou exigir mudanças para um objetivo (Reformule, visto que há problema na construção de sentido). Dessa forma, um ciclo se inicia, modifica e encerra pelo fato de como a comunicação chega as classes da sociedade para formar a união de um mesmo propósito.
Comentários do corretor
Reveja como um texto do tipo dissertativo-argumentativo é estruturado. Apresente a tese a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |