O povo sempre vai a rua - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 07/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As pessoas temem que a história se repita e vão para as ruas por todo o país, lutando pelos seus direitos e a busca de um Brasil melhor. Outras, (Sem vírgula) não sabem o porquê dos movimentos sociais, mas a partir deles começam a conhecer melhor os problemas políticos da própria nação.

Os brasileiros viveram por duas décadas em um regime político militar (Qual? Deixe explicíto no texto), extremamente nacionalista e autoritarista, no qual não tinham liberdade de expressão perante um momento em que aqueles que desobedecessem (Desobedecessem o quê exatamente?) receberiam severas punições. Em 1984, época de transição para um Brasil democrático,milhares de pessoas se reuniram para um movimento denominado "Diretas já",em busca do voto direto e apresentação de opiniões divergentes sobre o que acreditavam ser o melhor para todos. Em 2017 muitas pessoas estão revivendo as famosas lutas sociais, buscando novamente os seus próprios direitos, visto que o governo não parece estar em defesa da população, (Sem vírgula) por conta das novas propostas de leis sugeridas principalmente pelo atual presidente da república (Vírgula) Michel Temer, deixando os brasileiros insatisfeitos com o seu mandato.

A parcela mais nova da nação, muitas vezes (Vírgula) desconhecem o porquê de fato estar ocorrendo movimentos sociais (Vírgula) e estes estarem se relacionando as passeatas passadas, por falta de interesse de conhecimento e na medida em que as pessoas vão para as ruas proclamando uma justiça melhor, faz com que desperte este interesse nos jovens e eles começam a buscar conhecimento nos projetos, leis e na administração do país, juntando- se aos protestantes.

Pode-se perceber que estes movimentos vêm ganhando cada vez mais força e o povo está conquistando a cada passeata uma maior liberdade de expressar suas contestações colocando em prática o que é ser um país democrático, não simplesmente aceitando as decisões do governo sem questionamentos, e que seja dito de passagem, (Dois pontos) "o povo quer ser ouvido" (Vírgula) e não devem se envergonhar por lutar por um país melhor, buscando seus direitos e realizando diversas conquistas.

Comentários do corretor


"O povo sempre vai à rua".

Discuta mais o tema no parágrafo de introdução.

É recomendável que o autor faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, visto que isso auxiliará no desenvolvimento da argumentação e na coerência das ideias que serão apresentadas. Além disso, é interessante rever como um texto do tipo dissertativo-argumentantivo é estruturado (pois não apresenta tese e proposta de intervenção).

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200