Faca de dois gumes - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 08/04/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As armas químicas e biológicas podem ser produzidas por qualquer nação que tem uma indústria de fertilizantes químicos ou pesticidas medianamente desenvolvida. Mas esse fato não significa que esses tipos de armas não são letais, pelo contrário (Por quê? Evidencie isso no seu texto). O mundo já está há muitos anos convivendo com as guerras (Dê exemplos) e as suas armas cada vez mais sofisticadas, (Ponto final) a capacidade de destruição humana está cada vez mais próxima e letal.

No século XX, Adolf Hitler chocou milhares de pessoas com a sua capacidade de perseguição e aniquilamento de grupos de pessoas, como os judeus, (Sem vírgula) e os ciganos. Milhões de indivíduos morreram nos campos de concentrações por envenenamento em cabines na 2ª Guerra Mundial. Depois dessa Guerra o mundo assistiu a bipolarização entre capitalistas e socialistas, (Ponto final)  a Guerra Fria não teve confronto direto, as ameaças entre EUA e URSS se resumiram a conflitos entre países, (Sem vírgula) como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a separação da Coréia que dura até a atualidade. Até mesmo porque se ocorresse um conflito direto entre EUA e URSS o mundo provavelmente seria destruído pelas bombas atômicas. (Reformule as ideias apresentadas nesse parágrafo. Articule para evidenciar o seu ponto de vista acerca da questão)

Há menos de 100 anos o homem já quis destruir a raça humana por meio de bombas atômicas na Guerra Fria (Como assim? Reformule essa afirmação). Mas mesmo com esse histórico suicida, a raça humana ainda continua construindo armas químicas e biológicas, (Sem vírgula) como forma de poder e ameaça aos seus inimigos. No dia 04 de abril de 2017, aproximadamente 80 pessoas morreram na Síria por causa de armas químicas, (Ponto fina) tal fato é continuamente noticiado na mídia internacional. Nos últimos anos cresceu principalmente no Oriente Médio o número de conflitos (Explique o porquê disso). E assim com conflitos regionalizados o ser humano pode chegar a sua destruição. (Reformule as ideias aqui apresentadas)

É evidente, portanto, que muitos indivíduos ainda não aprenderam com a história sobre o poder de destruição que tem as armas químicas e biológicas (Vírgula) ou acham que nunca serão atingidos por elas (Como assim? Reformule essa ideia. Qual seria o problema em questão? Reflita). Entretanto esses tipos de armas são “uma faca de dois gumes”, e a capacidade de destruição humana pode resultar no aniquilamento de sua raça. Por isso, para que esse aniquilamento não ocorra (Vírgula) é preciso que a ONU atue mais na prevenção de conflitos com palestras e brincadeiras lúdicas com as crianças para que elas aprendam as fatalidades que os conflitos trazem. Os países também poderiam entrar em um acordo, por intermédio da ONU, com restrições de comércio, tecnologia, (Sem vírgula) e proteção para qualquer país que utilizar armas químicas e biológicas.
 

Comentários do corretor


Reformule a introdução. 

Não se limite a expor fatos. Desenvolva o seu ponto de vista acerca do tema. 

Observe que há problemas na construção de sentido no seu texto. Estude coesão e coerência. 

Faça um projeto de texto. 

Reformule a sua proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200