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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 22/03/2017

Status:

Corrigida
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No mundo de hoje muito dos jovens de até 17 anos que já podiam estar se formando,estão fora da escola (Por que isso acontece? Evidencie isso no seu texto). Isto leva pensar que muito desses jovens não vão para a à escola por causa das demais disciplinas ou por causa da forma de ensino (Cuidado ao fazer essa afirmação. Apresente fatos que encaminhem as discussões acerca do tema).

Será que a reforma do Ensino Médio vai fazer que com quase 58% dos alunos que estão fora da escola voltarem a estudar? Não podemos pensar neste caso. Muitos jovens de hoje em dia pensam em dar um sustento melhor para sua família,por isso,que quando chegaram no Ensino Médio pararam de estudar para caçar um emprego.

Assim poderiam pensar as escolas: (Letra minúscula) Se cada escola do Brasil que tem Ensino Médio pegar em média 10 alunos por sala,inventar algo que mesmo que eles estudem num período de 5 horas,trabalhassem em algo lucrativo que não só ajudasse o aluno e sua família ,mas que também ajudasse no desempenho da escola. O governo pagaria os alunos numa faixa de 300 reais por mês, que com isto,não todos, mas uns 30% dos alunos que estavam fora da escola (Vírgula) possivelmente voltassem a estudar na expectativa de conseguir um serviço. Provavelmente seria ótimo uma reforma assim.

Comentários do corretor


Evite expressões clichês no seu texto. 

Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto. 

Observe que há marcas de oralidade no seu texto. Evite-as. 

Argumentação limitada ao senso comum. Não articula as ideias. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200