Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: Reforma do Ensino Médio: ainda não ideal

Banco de Redações

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Redação enviada em 18/03/2017 23:21

PUBLICIDADE

O Ensino Médio público tem se mostrado ineficiente no modelo que está atualmente (Por quê? Discuta essa ideia). Porém, a proposta de Reforma deste (Não há "deste") apresentada recentemente ainda não se mostra totalmente adequada à realidade (Por quê? Fale sobre isso no seu texto). São necessárias melhorias (Quais?).

Em avaliações nacionais (Quais avaliações nacionais? Cite-as) de educação ao ensino secundarista médio, os resultados são desastrosos. Além disso., é grande a evasão escolar nessa etapa, o que mostra, entre outros aspectos, que não há grandes atrativos para se manter o aluno matriculado. Essas deficiências são tão evidentes que,em 2012, foi aprovada a Lei de Cotas para alunos egressos de escolas públicas no ensino médio como forma de acesso ao ensino superior, com o intuito de reparar o dano histórico causado (Qual dano histórico?).

O Governo Federal, atento a essa problemática, aprovou a chamada Reforma do Ensino Médio, que possui avanços como, por exemplo, o direito de escolha do aluno por pela área do conhecimento ou por formação técnica e profissional, o que direciona mais o aluno de acordo com suas aptidões. Porém, ainda parece irrealista supor que escolas, principalmente periféricas, possuam condições de manter alunos (Fale mais sobre essa ideia no seu texto; exemplique) por tempo integral (ponto final)

Além disso, permitir que "profissionais de notório saber", como diz de acordo com o texto da medida provisória, ministrem aulas em escolas de ensino médio, retira boa parte de profissionais licenciados do mercado e desvaloriza a profissão. Além disso,  ainda tende a prejudicar alunos por não lidarem com profissionais com habilitação para o magistério, àrea que requer preparo específico. (Ideias confusas. Reelabore)

Portanto, faz-se necesário repensar tal reforma. Para isso, é preciso haver deliberação de medidas mais adequadas à realidade vigente cm com profissionais de da educação, e que professores sejam mais valorizados, de forma a melhorar a qualidade de ensino. Ademais, melhoras na infraestrutura das escolas é primordial devido à extensão da carga horária. Assim, com alguns ajustes, a Reforma do Ensino Médio pode ser uma solução para dar mais acesso aos alunis alunos ao mercado de trabalho e à continuidade de seus estudos.

Comentários do corretor


É interessante fazer um projeto de texto antes de começar a escrever a sua redação.

Reveja coesão e coerência; o uso da vírgula.

O texto apresenta bons questionamentos, no entanto, são explorados de maneira superficial.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola